sexta-feira, 2 de março de 2012

Pular Elástico

Uma brincadeira que pode ser utilizada e adequada aos objetivos da educação física é pular elástico. Alem de ser aeróbica e promove desenvolvimento da capacidade cardiovascular, desenvolve a concentração, a coordenação, a cooperação e a memorização. Não esquecendo do trabalho muscular que é proporcionado pela atividade.
Preciso comentar que é o equipamento mais barato a ser utilizado pela educação física e os ganhos são inúmeros.
Existem variações de movimentos e regras para pular elástico, portanto se você conhecer alguma variação, idéias ou regras, envie-me. É só comentar e contribuir.
         Vou postar uma seqüência didática de como adequar esta atividade à Educação Física.
         Equipamento: adquira um elástico de 6m e amarre as duas pontas. Pronto! Para uma turma de 30 alunos prepare seis elásticos para que cada elástico fique com um grupo de 5alunos e isso proporciona mais oportunidade de participação por aula.
1º momento: Divida a turma em grupos e distribua os elásticos com a seguinte orientação: cada grupo deverá conversar e identificar quantos já brincaram ou não de pular elástico. Caso alguém o tenha feito mostra aos outros que ainda não tiveram a oportunidade. Deixe que os alunos manusear e conversar por um tempo de 15minutos.
2º momento: Reúna todos novamente e promova um diálogo a respeito.
3º momento: Apresente a brincadeira com regras estabelecidas.
Regras:
1-Dois alunos para apoio do elástico.

2- A atividade é dividida em fases e cada fase tem três níveis.
Níveis: alturas:
1º nivel: elástico apoiado no tornozelo;
1º nivel: elástico apoiado na pantorrilha;
1º nivel: elástico apoiado no Joelho;
 – cuidar com a sobrecarga, níveis de altura acima do joelho pode cauzar sobrecarga na região lombar, joelhos e tornozelos.
Fases:
1ª Fase: Simples: com os pés afastados na largura dos ombros.
2ª Fase: Justa: com os pés unidos.
3ª Fase: Cega: com os pés afastados na largura dos ombros, porém com venda nos olhos.
3- Ensinar a seqüência de movimentos:
ì   Pular dentro.

ì   Pular fora.
ì   Pular sobre, cada pé em um elástico.
ì   Pular fora
ì   Girar
ì   Pular e cair entre elásticos
ì   Pular com os dois pés unidos sobre um dos elásticos.

 ì   Pular com os dois pés unidos sobre o outro lado do elástico.

ì   Pular com os dois pés sobre um dos elásticos de maneira que fique entre os pés e não seja tocado.


ì   Repetir com o elástico do outro lado.
ì   Pular com os pés paralelos para fora dos elásticos, em um dos lados.
ì   Realizar o movimento de gancho, atravessando com um dos elásticos sobre o outro.
 ì   Repetir o movimento do gancho do outro lado.
ì   Saltar para fora do elástico. Pronto! terminou o primeiro nível.

4º Momento: Dividir a turma em grupos para iniciar a brincadeira. Oriente para que todos tenham a oportunidade de participar e cuidar para que os alunos do apoio do elástico sejam revezados coordenadamente. Ou seja, quem já pulou troca de lugar com quem está apoiando o elástico. Passe pelos grupos dando apoio e orientando para garantir o sucesso da brincadeira. Proporcione um tempo grande a eles.

5º Momento: Junte a turma novamente para conversar... Deixe que eles se expressem e contem até que nível conseguiu, quais foram às dificuldades, etc. Faça as considerações que achar importante.

6º Momento: Dê a eles mais um tempo para realizar a brincadeira, mas agora redistribua os grupos para que todos possam brincar juntos, oportunizando a interação entre colegas.

7º Momento: Reúna todos e proponha a criação de uma nova fase para a brincadeira, com movimentos e seqüências diferentes. Orientem para que façam pequenas anotações para lembrarem-se até a outra aula, pois é bem provável que uma aula não seja o suficiente para este momento.
8º Momento: Reformule os pequenos grupos e deixe a criatividade deles fazer o resto. Anote o nome dos integrantes dos grupinhos para que na outra aula possa continuar o processo criativo. Mas lembre-se a sua interferência e apoio neste momento é crucial para o sucesso da atividade, portanto fique visitando os grupos para sanar pequenos conflitos de idéias e dar voz a todos.
9º Momento: Chegou a hora de cada grupo apresentar à turma toda a fase que construíram. Um grupo de cada vês deve faze-lo.
10º Momento: Neste momento, o grupo um se divide cada um será o professor de um grupo para ensinar a nova fase aos outros grupos. Depois será a vez do grupo dois ensinar e assim sucessivamente até que todos os grupos aprendam a fase de todos os grupos. E haja memória...Este momento poderá levar algumas aulas para ser desenvolvido. Não tenha pressa e se puder registre com fotos cada nova fase.

Com alunos do ensino fundamental, series finais, pode-se promover um concurso de fases, um torneio dentre outras possibilidades.

Lembre-se que a motivação é o fator essencial para o sucesso de suas atividades. Envolva-se, motive-se e os alunos certamente perceberão e refletirão na atividade.


13 comentários:

  1. Muito bom mas quando eu brincava as fases e niveis eram diferentes, totalmente diferente eu brincava ate chegar na cintura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tbm , tinha várias fases ,bailarina,pula de um pé só , elevação que é o cavalinho trinques trinque que ia no umbigo .

      Excluir
  2. Olá Sara...Obrigada pela contribuição. Fica o convite para que possas compartilhar conosco a forma como brincava na infancia. Abraço

    ResponderExcluir
  3. muito obrigada loreny vou fazer um trabalho na facu e esse seu passo a passo do elástico irá me ajudar muito, valeu mesmo beijos Luane...
    Você é professora de ballet?

    ResponderExcluir
  4. OI Luane. Obrigada pela visita no blog. Trabalho com dança infantil também, mas venho da educação física. Abraço

    ResponderExcluir
  5. Esta é a descrição de como eu brincava na infancia e fiz algumas adaptações para ser utilizada na escola.

    ResponderExcluir
  6. Eu sei várias sequências, estou ensinando meu filho de 6 anos e a pituquinha de 2 tenta imitar. As coreografias tinham nome: de um pé, francesinha, balãozinho... Estou tentando lembrar. E as regras eram apertadas: não podia ajeitar o elástico no pé, pra fazer o gancho só podia puxar o elástico sempre, em todas as fases e coreografias para um lado... E as fases eram: primerinha, segundinha..Rsrs. Bjs adorei o post

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela contribuição. O espaço fica aberto pra novas formas de brincar...

      Excluir
  7. tenho uma imagem com a sequencia.. bem facil pros alunos aprenderem.. se alguem quiser.. nao sei se da para anexar aqui...

    ResponderExcluir
  8. O que eu brinco com meu filho pequeno é bem simples. Recita se a palavra Lá ran jipe na (pula se de um lado ao outro do elástico conforme o ritmo de cada silaba) dentro (pula no centro) fora (pernas aberta sob o elastico) em cima (pula e pisa com cada pé em em cima do elástico ) cruza (puxa com um dos pés um lado do elástico sobre o outro) e sai
    Laranjinha, dentro, fora,cruza e sai.
    Vai aumentando da canela para a coxa. Pode usar outras palavras como bicicleta, goiabinha, etc

    ResponderExcluir
  9. Legal, ver essas brincadeiras antigas. No meu tempo o nível de pular corda ia até a boca com cada pessoa segurando na ponta do elástico. Muito bom

    ResponderExcluir
  10. Oi gostei muito do post e também dos comentários pq aprendi novas normas de pular elástico aqui em casa eu e meus irmãos pulando elástico quase todos os dias as vezes até meu pai e minha madrasta entram na brincadeira kkkkkkk
    Eu também queria compartilhar com vcs algumas fases que a gente conhece:

    Chocolate:primeiro pula encima do elástico em um dos lados(cho),Depois pula encima do elástico no outro lado(co),Depois pula no outro mais sem virar tem que pular de costas (la),e depois sai fora (te).

    Um,dois:Da dois pulinhos no chão e pula dentro do elástico,da dois pulinhos no chão pule e abra as pernas o elástico tem que ficar entre as pernas,da dois pulinhos no chão e pule para fora do elástico e de dois pulinhos de novo.(raspadinha: também é parecido porém em vez de dar dois pulinhos você da uma raspadinha com o pé no chão).

    A,B,C:nas vogais se pula no elastico,nas consoantes primeiro pula e abre as pernas sendo que o elástico fica entre as pernas e depois na próxima consoante se pula dentro do elástico, mas na letra Z vc pula e sai do elástico. Exemplo:A(pisando no elástico),B (pula e abre as pernas),C(pula dentro),e assim por diante.

    É um pouquinho difícil ensinar as brincadeiras de elástico escrevendo mais espero que tenham entendido, conheço um monte de fases se quiserem e do pedir que mando mais.


    ResponderExcluir