sexta-feira, 10 de junho de 2011

Grandes Jogos de Raciocínio

São Atividades que emgloam a todos e estimulam a partipação e o trabalho em grupo, desenvolvendo a capacidade de cooperação.


Volta ao mundo
Escolha alguns alunos para atuarem como monitores. Distrubua 01 passaporte para cada equipe, 01 caneta para cada monitor participante. Dinheiro de papel.
Com preparação pré via de um “passaporte”, contendo indicações de todos os países que estarão envolvidos na atividade, além da alfândega e do posto de vacinação. Cada passaporte apresentará os mesmos países, porém em ordem diferente. Os  alunos-monitores estarão espalhados, porém não muito escondidos, por toda a escola, cada um representando um país, além de um que representará a alfândega e outro o posto de vacinação.
Os participantes, que serão os turistas, estarão divididos em grupos e receberão um passaporte do monitor que será o orientador da atividade.
Os grupos deverão encontrar os países na ordem em que se encontrarem relacionados no passaporte. Encontrando-os deverão pedir ao monitor um “visto” de entrada, que terá um preço para ser “expedido”. O dinheiro inicial que os turistas terão consigo não será suficiente para pagar todos os vistos. Portanto, eles deverão economizar ao máximo, tentando pagar menos pelo visto desejado.
O monitor poderá abaixar o preço exigindo que a equipe cumpra uma tarefa. Quanto mais difícil for a tarefa, mais barato será o visto. É uma questão de se negociar com os turistas. Se eles gastarem muito dinheiro no começo não conseguirão pagar no final.
O preço inicial de cada visto deverá ser preestabelecido entre os monitores, antes do início da atividade. Um dos países, estabelecido previamente será mais severo na imigração, e exigirá que o turista passe pela alfândega. Esta por sua vez não cobrará nenhuma taxa, mas será muito mais difícil de ser encontrada, estando bem mais escondida. Depois de conseguirem o visto da alfândega, retornarão aquele país para as negociações do preço do visto de entrada. Outro país previamente determinado estará preocupado com sérias doenças epidêmicas, e exigirá que o turista passe pelo posto de vacinação, que também será representado por um monitor e procederá igualmente a alfândega.
            Ao invés de presentear somente equipe campeã, busque uma alternativa para incentivar todas equipes que concluírem a missão. Pois na realidade o impotante é conseguir, mesmo que leve mais ou menos tempo.


 Primeiros socorros
Organise alguns cartazes que contenham o correto atendimento de primeiro socorros e divida a turma em gropos de mais ou menos 8 integrantes.
Escolha 10 alunos que deverão ficar escondidos e espalhados pelo espaço da escola, para serem as supostas vitimas de acidentes que deverão ser atendidas de maneira correta pelas equipes de socorro. Cada um representará ter sofrido um acidente. Serão estabelecido e afixado no início da brincadeira os corretos atendimentos para os diversos acidentes, como picada de cobra, queimadura, fratura e envenenamento. As equipes devem prestar o correto atendimento para terem o direito de levar o paciente para o médico chefe ( professor), que estará no local de início da brincadeira, sendo este o mesmo que explicou e deu início ao jogo.
As equipes sairão já levando consigo matérias para os primeiros socorros. Prestado o atendimento, a equipe levará o paciente até o médico chefe, que verificará se tudo está certo, para que a equipe saia à procura de outros acidentados. Vencerá a equipe que trouxer maior número de acidentados com correto atendimento.   
O acidentado socorrido volta a seu posto para ser salvo por outra equipe.