segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Brincadeiras Populares na Educação Infantil

Escolhi algumas brincadeiras populares e fiz adaptações direcionando à Educação Infantil com o objetivo de proporcionar a socialização e a cooperação através de atividades coletivas.
Lembrando que a criança de 4 e 5 anos não se preocupa com ganhador e perdedor, afinal o que quer realmente é brincar.
Repita várias vezes, dando a oportunidade a todos de participar.

Cada macaco em seu galho:
Disponha os arcos em um grande circulo, com certa distância, pelo espaço. Diga à criança que cada arco representa o galho de uma árvore e que cada criança ficará em um galho. Ao comando do professor, “Cada macaco no seu galho”, a criança deve trocar de local. Caso a turma seja grande e não dispõe de material, pode substituir o arco simplesmente com uma marca no chão. Importante primeiramente realizar a brincadeira com o mesmo numero de crianças e de arcos. Depois de praticar pode diminuir um “galho” para que sobre uma criança.

Galinha Choca:
Disponha os alunos em círculo, sentados no chão, escolha uma criança pra ficar fora do circulo com brinquedo pequeno de pelúcia na mão. A dinâmica da brincadeira é andar fora do circulo e escolher atrás de qual criança deixara o brinquedo; A criança que for escolhida deve correr atrás de quem largou o brinquedo antes que a mesma chegue ao lugar vazio deixado pela criança que foi escolhida. Caso perca seu lugar, recomeça a brincadeira com a criança em posse do brinquedo. Importante trabalhar o sentido horário e sentido anti-horário.

Serra-Serra, Serrador: Duas crianças se põem de frente e dão as mãos. Depois, ficam com os braços altos para as crianças em fila passarem enquanto falam: - Serra, serra, serrador! Serra o papo do vovô! Quanta tábua já serrou? Uma delas diz um número e as duas, sem soltarem as mãos, dão um giro completo com os braços, num movimento gracioso. Repetem os giros até completar o número dito por uma das crianças. Limite o numero de um a cinco.

Palavra chave: O professor escolhe uma palavra qualquer e a criança deve formar uma estátua referente à palavra escolhida. Ex: a palavra chave é ARVORE, então todos se transformarão em árvore.

Mamãe posso ir?: Uma criança é escolhida para ser a mãe e as outras serão filhas. De uma distância é estabelecido o seguinte diálogo: - Mamãe, posso ir? - Pode. - Quantos passos? - Três de elefante. Dá três grandes passos em direção à mãe. Outra criança repete. - Mamãe, posso ir? - Pode. Quantos passos? Dois de cabrito. Dá dois passos médios em direção à mãe. - Mamãe, posso ir? - Pode. Quantos passos? Quatro de formiga. Quatro passos diminuídos à frente. A primeira das filhas que atingir a mãe assume o posto.

Batata quente: escolha um brinquedo como bola pequena, balão ou pelúcia. Organize os alunos em círculo, onde o brinquedo deve ser passado um a um até que a música pare. A hora que a música parar, quem estiver com o brinquedo deve dar 5 saltitos. E recomeça a brincadeira.


Cabra cega: Os alunos andam pelo espaço livremente ao contar 1,2,3, todos dever ficar estáticos para que o aluno com a venda tocar em algum aluno que será o próximo a ficar com a venda. Explique às crianças deve-se permanecer em silêncio para não serem descobertos.


Quem gosta de que? Com os alunos andando livremente pela sala, pergunte: quem gosta da cor amarela venha pra esquerda e quem gosta de azul venha para direita e aponte. Dessa forma formam-se dois grupos. Utilize cores, brinquedos, brincadeiras, comidas, bebidas, etc.

Coelho Sai da Toca: em trios, duas crianças de mãos dadas formam a toca e uma é o coelho. Deixe sempre um coelho sem toca para a brincadeira ficar divertida.



Divirta-se