segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Atividades Circenses

Quem disse que uma semana de trabalho precisa ser cansativa, rotineira e desanimadora. Você tem o poder de mudar isso. Programar uma semana diferente e divertida com seus alunos proporcionará um alívio ao Stress.
Como alternativa para o trabalho do professor em sala de Aula, sugiro as atividades circenses adaptadas para a prática da educação física escolar, que além de trabalhar praticamente todas as valências físicas pode motivar o aluno.
Muito importante, oportunizar ao nosso aluno que “não alcançou notas necessárias” a motivação para que possa recuperar. Aqui estão algumas idéias e sugestões. Adapte à sua escola aos seus alunos. A criatividade e bom senso como ajudante neste trabalho.
Não importa se seu aluno tenha 4, 14 ou 44 anos, com atividades circenses a diversão é garantida.
Lembre-se, respeito, incentivo e ajuda mútua são valores essenciais a serem trabalhados durante a atividade.
Boa diversão.

· Malabarismo com Bolinhas:
A atividade de malabarismo com bolinhas pode iniciar com a confecção das bolas pelos alunos sob a orientação do professor. È bom utilizar um brinquedo feito por você mesmo.
Os materiais necessários para fazer três bolinhas são: 21 balões e 1 kg de alpiste ou minúsculas bolinhas de isopor, 1 funil, uma tesoura e um copo. Preparo: Separe as bexigas em 3 grupos de 7, e meio copo de enchimento. Encaixe um balão no funil, despeje o enchimento e preencha por completo. Deixe um pouco de ar para amarrar e de um nó bem justo. Corte a pescoço dos outros balões e vá sobrepondo, sendo que as aberturas fiquem em lados opostos da bolinha.
Inicie com uma bolinha, deixe que vivenciem esse momento, após um tempo sugira alguns movimentos que desenvolva o controle sobre o arremesso e a begada. Mais tarde acrescente mais uma bolinha repita o processo, quando os alunos já estiverem confiante e prontos para o desafio, acrescente a terceira bolinha, primeiro proporcionando vivência e depois sugira movimentos.
Dê a oportunidade do aluno te mostrar o que conseguiu e ver o que seus colegas conseguiram fazer, valorizando o aluno que realizou com facilidade tanto quanto o que sentiu dificuldade.
Geralmente não consigo concluir a vivência em uma aula só. Utilizo de duas a três aulas para finalizar o processo. Sugiro que visite o Blog: http://malabares-para-todos.blogspot.com/2010/05/como-fazer-seus-malabares-bolinhas.html vai encontrar dicas legais.
· Equilíbrio:
No circo, muitos números exigem equilíbrio, seja em você se equilibrar em algo ou você equilibrar algo. Quem não se lembra do equilíbrio sobre a corda bamba ou sobre a bola?  E o equilíbrio dos pratos ou na perna de pau?
Equilíbrio na corda: quando se pensa em corda bamba, lembra-se grandes alturas e ai como vou trabalhar isso com as crianças. Mas nada impede de proporcionar ao meu aluno uma altura de 10cm do chão que a qualquer desequilíbrio o apoio no solo é seguro.
O material necessário para esta atividade é uma corda, um cabo de vassoura, um bambu ou um guarda-chuva.
Num primeiro momento, possibilite a vivencia em duplas, um na corda e o outro como apoio oferecendo braço para apoio do que está na corda. Não permita que quem está apoiando segure com a mão o equilibrista, para que em caso de desequilíbrio não venha segurar o colega o que pode dificultar a auto-defesa.
Em seguida, proporcione a ultrapassagem pela corda com o apoio de um cabo de vassoura, que será o apoio do aluno no solo.
Para o próximo momento, ofereça o bambu para ser utilizado na horizontal como equilíbrio.
E por ultimo e mais desafiador, com o guarda-chuva aberto.


Equilíbrio na bola suíça: comece com o equilíbrio sentado, com os braços abduzidos até a altura dos ombros e as pernas estendidas sem tocar o solo. Em seguida, trabalhe o equilíbrio em decúbito ventral, onde só o infra-abdominal e o quadril toquem na bola. Outro, somente as mãos e joelhos. E por ultimo e mais difícil, o equilíbrio em pé na bola que deve ser realizado com o apoio do professor primeiramente, depois com o cabo de vassoura e por fim sozinho.

Equilíbrio em pratos: Há no mercado o kit com as varetas e os pratos. No entanto pode buscar materiais alternativos como varinhas de bambu, quanto aos pratos podem ser de plásticos ou descartáveis (junte com fita duréx alguns pratos para ficar mais firme). Inicie com uma vivência livre e depois ajude-os a melhorar a performance.


Equilíbrio sobre o rolo americano: O material a ser utilizado é ama tábua de madeira ou um compensado de 60cmx30cm e um rolo de madeira ou uma lata spray vazia envolta com espuma fina ou E.V.A. Basicamente inicie com apoio de alguém, depois apoio numa parede ou cabo de vassoura.


Perna de pau: Existem basicamente dois tipos de pernas de pau: aquelas em que o apoio está nas mãos, que de forma livre permitem deixar o material quando o praticante deseje; aquelas em que o apoio está nas pernas que de forma fixa impedem que o praticante abandone o material durante a atividade, a primeira é mais segura para iniciantes.
Podemos incluir nesta categoria as pernas de lata que podem ser conduzidas pelas mãos através de um fio longo ou a que se parece com um tamanco ajustado ao pé.
A altura de 10 cm é indicada também para essa modalidade. Certifique-se que estejam bem firmes. Você vai precisar de três pares de pernas de pau.
O primeiro exercício é feito com o aluno apoiado na parede, onde o aluno sobe e busca manter-se por alguns segundos. Em seguida proporcione um tempo para o aluno vivenciar esse momento, sempre com a orientação.  A seguir algumas orientações: Caminhar no mesmo lugar perto de uma parede. Com apoios de mãos na parede ou em outro lugar, observando a postura corporal reta, elevação dos joelhos e posição da cabeça (olhando para frente). Caminhar para frente Com elevação dos joelhos; Caminhar lateralmente e para trás Com elevação dos joelhos; Elevar e baixar uma perna. Girar lentamente para os dois sentidos. 

·        Movimentos
Diabolo: uma boa opção, pode-se utilizar os modelos existentes no mercado ou fabricar com materiais recicláveis utilizando garrafa pet por exemplo.
Originario da China, famoso em todo o mundo, é uma evolução do ioiô chinês. composto por duas semi-esferas que são movimentadas e equilibradas por um cordão com baquetas nas extremidades. è possível realizar muitas manobras e estimular a criatividade.

O Swing poi é um instrumento de malabarismo. Consta de uma corda, com uma bola no fim, terminado em fitas coloridas. Foi criado pelo povo Māori da Nova Zelândia(poi significa "bola" no idioma Māori). Homens e mulheres é utilizado para aumentar a flexibilidade, força e coordenação. É desenvolvido numa tradicional arte de performence praticado principalmente por mulheres. Esta arte incluiu história dizendos e cantando, coreografando rotinas. O Swing Poi é ultimamente usado em festas raves, pra dançar ao ritmo do Psy Trance. Cada movimento tem um nome diferente.

Atividades Circenses na Educação infantil

Atividade 1 : Trabalhando o equilíbrio.
O Malabarista – Com uma escada de madeira deitada proporcione a oportunidade para que andem sobre a escada. Com traços diferenciados no chão: retos, ondulados, curvas, círculos e outros. A proposta é as crianças brincarem de andar em cima do risco em diferentes posições como: na ponta dos pés, apenas com os calcanhares, com as mãos na cabeça, com as mãos na cintura, segurando um copo d’água, etc – sem sair de cima dos riscos. Pode utilizar corda no chão, meio fio, etc.
O equilibrismo - Brincar de equilibrar objetos leves em cima de varetas. Providencie varetas curtas, grassas, finas e compridas e equipamentos para equilibrar como copos e pratos descartáveis, caixinhas de papel, etc.

Atividade 2 : Exercício rítmico.
A Bailarina - A proposta é conforme a professora for lendo o texto as crianças devem executar os movimentos citados. Em um segundo momento, colocar em aparelho de som uma música a escolha da professora, sugerimos instrumental, para que as crianças dancem, ritmicamente ao comando do professor. Ex: Um passo pra cá...Um passo pra lá...Correndo pra frente e voltando ao lugar,Palminhas vou bater,Um pulo eu vou dar,Uma roda bem bonita,Rodando com os amigos,Rodando no próprio lugar.

Atividade 3: Psicomotricidade - A proposta é colocar um colchão no chão, treinar cambalhotas com a ajuda da professora. Colocar bambolês espalhados e brincar de pular dentro e fora, alternando, etc. Colocar bancos ou cadeiras e brincar de subir de descer. Brincar de pular com um pé só, plantar bananeiras, virar estrelas (de acordo com o nível da turma). Brincar de equilibrar objetos leves em cima de varetas.
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Atividade 4: Poema e Interpretação - Ler o poema para os alunos e interpretar o poema com as crianças procurando perceber o que realmente compreenderam sobre o mesmo e desvendar os conhecimentos prévios das crianças sobre o tema; aumentar o vocabulário dos alunos a partir das palavras ainda desconhecidas; Imitar o palhaço desenvolvendo expressão corporal, facial e teatral; desenhar o palhaço; nomear o palhaço e elaborar uma história coletiva sobre o mesmo; colocar uma melodia no poema e cantá-la, dramatizando com os alunos. Ex: Oh! Gente Alegre! Ninguém enjoa. Ver o palhaço? Que coisa boa. Ele corre, Cambalhota, Pula e grita, Ri e chora, Quando conta anedota. A boca é grande E vermelhinha, A cara é branca, Que nem farinha
 

Sala de Educação física da Escola Origem do Saber

A escola recebeu a nova sala por ocasião da re-inauguração. Um espaço amplo e equipado para as crianças da Educação infantil, 1º e 2º anos participarem das aula de Educação física que  conquista seu espaço como disciplina. Muito bom!