sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Uma Reflexão sob o ato de Brincar

Neste artigo da Professora Mestra Maria Auxiliadora que encontrei na internet a algum tempo atráz, relata muito bem a importância do "Brincar" para a criança e resolvi postar... 

Os termos brincadeira, jogo e lúdico podem ser consideradas como atividades livres, capazes de envolver seus participantes, sem seriedade gerando alegria e prazer. Porém, uma reflexão sob o ato de brincar nos leva a compreensão de ser uma atividade séria para a criança. Os jogos e os brinquedos fazem parte da vida da criança, independente de época, cultura e classe social, pois elas vivem num mundo de fantasia, de encantamento, de alegria, de sonhos, onde realidade e faz-de-conta se confundem. O jogo está na origem do pensamento, da descoberta de si mesmo, da possibilidade de conhecer, de criar e de mudar o mundo. Figueiredo (2004) apud kishimoto (2000).
Segundo Gomes (1993) “O primeiro brinquedo da criança é seu próprio corpo, que começa a ser explorado nos primeiros meses de vida passando, em seguida, a explorar no seu meio os objetos que produzem estimulações visuais, auditivas e cinestésicas”. Portanto, com as brincadeiras a criança entra em contato com o mundo, adquire hábitos, e “todo hábito entra na vida como brincadeira” como pontua Benjamin (1984, p.75), também dá asas a sua imaginação, a fantasia, isto é, pode ser o que bem desejar ser, ora a mãe, ora o médico, ou a estrela do cinema, ou apenas ser feliz...
São características do jogo segundo Huizinga (1996), o prazer, aquilo que é livre, a falta de seriedade, as regras, o caráter de ficção, de representação e sua limitação no tempo e no espaço. Figueiredo (2004) menciona que: “A pouca seriedade”, a que faz referência Huizinga está mais relacionada ao cômico, ao riso, que acompanha na maioria das vezes, o ato lúdico que se contrapõe ao trabalho, considerado atividade séria. Não que a brincadeira infantil deixe de ser séria, pois, quando uma criança brinca, ela o faz de modo bastante compenetrado.
A brincadeira para a criança não representa o mesmo que o jogo e o divertimento para o adulto, recreação, ocupação do tempo livre, afastamento da realidade. Brincar não é ficar sem fazer nada, como pensam alguns adultos. O brincar das crianças “é feito de um fazer com o corpo, principalmente com seu movimento e com seu prazer.” Gomes (1993).
O ato de brincar tem para a criança um caráter sério porque é o seu trabalho, atividade através da qual ela desenvolve talentos naturais, descobre papéis sociais, limites, experimenta novas habilidades, forma um novo conceito de si mesma, aprende a viver e avança para novas etapas de domínio do mundo que a cerca.
A criança se empenha durante as suas atividades do brincar da mesma maneira que se esforça para aprender a andar, a falar, a comer etc. Brincar de faz de conta, de amarelinha, de roda, de esconde-esconde, de dominó, de jogo de câmbio são situações que vão sendo gradativamente substituídas por outras, à medida que o interesse é transferido para diferentes tipos de jogos. No desenvolvimento das crianças está evidente a transição, de uma fase para outra, que é a imaginação em ação. Ela precisa de tempo e de espaço para trabalhar a construção do real pelo exercício da fantasia. Kishimoto (2000)
Segundo Chateau (1987) uma criança, em seus primeiros anos de vida, gosta sempre de “fazer-se de boba”, de divertir-se, mas conhece perfeitamente a diferença entre “fazer-se de boba” e brincar/ jogar. Percebe-se isso quando ela chega às vezes a nos dizer “agora eu não estou brincando, estou falando sério”, isto demonstra claramente a sua capacidade de diferenciar o brincar do “fazer-se de boba”. Ao observarmos atentamente crianças brincando de médico, fazendo uma massa de areia, construindo com cubos, brincando de polícia e ladrão, de casinha com papai, mamãe e filhinha, de “dar aula”; uns dos aspectos que nos chamará a atenção certamente será a seriedade com que elas o fazem, incorporando o papel de corpo e alma se compenetrando naquilo, tanto quanto, nós em nossas pesquisas mais sérias.
O modo com que lidam com as regras criadas para esses jogos é interessante, e quase sempre são regras rígidas, incluindo fadigas, que podem levá-las até mesmo ao cansaço. Além do mais, as crianças detestam ser interrompidas em suas brincadeiras e não admitem zombarias, se isso acontece, reagem quase sempre ignorando a interrupção, às vezes irritadas ou até mesmo agressivas. Figueiredo (2004) Podemos perceber então, que esta atividade, é muito mais que mero divertimento.
Isso tudo acontece, porque nos seus primeiros anos de vida, a criança pode chegar segundo Chateau (1987, p.20) “a absorver-se tão bem no seu papel que ela se identifica momentaneamente com a personagem que representa”.
Assim, a criança que joga não percebe o mundo ao seu redor como um jogador de vôlei num campo, mas mergulha dentro de seu jogo, porque ela o considera coisa séria.
Essa seriedade do jogo infantil é, entretanto, diferente daquela que consideramos por objeção ao jogo, à vida séria. Implica um afastamento do ambiente real, a criança parece esquecer o real e se torna o personagem em questão, o médico, a polícia, o ladrão, o pai, a mãe, o filho, o professor etc., já que se conhece como criança. O quadro real, amplo e social no qual está inserido, desapareceu. “Tudo passa como se o jogo operasse um corte no mundo, destacando no ambiente o objeto lúdico para apagar todo o resto” (Chateau: 1987 p.21).
Nessa perspectiva a criança só tem consciência da cena que está em primeiro plano, o restante desaparece ou se esconde temporariamente. O jogo, pois, constitui um mundo a parte, um outro mundo, distante do mundo dos adultos, isto é, o seu mundo lúdico.
Essa absorção do papel que representa esse afastamento do ambiente real pode ser considerada involuntária, a criança não age com a decisão de entrar no jogo, ela se projeta no imaginário da brincadeira/brinquedo.
Tendo em vista que, lúdico derivado da palavra “ludere” em latim segundo Huizinga (1996) tem o sentido de “simulação”, “ilusão” então podemos dizer que, ao destacar assim o objeto lúdico, a criança está se destacando, isto é, simulando um outro mundo só para ela, distanciando-se do mundo dos adultos, onde ela pode exercer sua soberania: pode ser rei, pai, professor, caçador. Essa perspectiva desenha, assim, a sua personalidade, dando-lhe uma característica marcante, e ao mesmo tempo oferecendo-lhe novos poderes. No jogo a criança cresce, liberando-se do domínio sob o qual ela era nada mais que um ente submisso e como se sente pequena, tenta se realizar no seu mundo lúdico procurando fugir. Château (1987).
O adulto também se utiliza dessa evasão quando procura no jogo de aposta, de bilhar, o esquecimento dos seus problemas, o alívio de suas tensões. Mas essa fuga do real nem sempre é evasão, como por exemplo, quando um arquiteto que faz uma barragem primeiro executa o planejamento no papel, distante das pedras, do cimento etc., isto é, distancia-se do mundo no plano real. Idealiza, simula, imagina, cria uma outra realidade, só assim, depois retorna ao mundo real da construção propriamente dita da barragem. Assim, todo projeto, com efeito, é, em primeiro lugar, distanciamento do mundo ambiente. Mas, esse distanciamento do mundo ambiente pode também ser voluntário, quando a criança utiliza das brincadeiras de competição ou de roda, em que ela decide fazer parte, ela cria um distanciamento a um mundo onde ela tem poder, onde pode criar um mundo onde as regras do jogo têm um valor que não têm no mundo dos adultos. O distanciamento funciona como um juramento de obediência às regras tradicionais, às regras pré-estabelecidas: “Quem joga, jurou” (Alain, 1932, apud Chateau, 1987. p.23); mas este é um juramento de esquecer o mundo da vida séria, onde as regras válidas são aquelas “combinadas pelo grupo”. Por isso o distanciamento surge voluntariamente. Figueiredo(2004).
Portanto, brincar é o “trabalho” da criança e é por meio de suas conquistas no jogo, que ela afirma seu ser, proclama seu poder e sua autonomia, explora o mundo, faz pequenos ensaios, compreende e assimila gradativamente suas regras e padrões, absorve esse mundo em doses pequenas e toleráveis. Dessa forma, nenhuma criança brinca só para passar o tempo, sua escolha é motivada por processos íntimos, desejos, problemas, ansiedades. O que está acontecendo com a mente da criança determina sua atividade lúdica; brincar é sua linguagem secreta, que deve ser respeitada mesmo quando for difícil apreender o seu sentido.
O adulto tem por vezes dificuldade de apreender o significado da brincadeira tal qual a criança a vê e embora ela seja tida como uma atividade espontânea e livre pelos teóricos, na prática das escolas e de órgãos educacionais responsáveis às opiniões quanto a forma que o lúdico deva estar inserido, como por exemplo, nas horas do recreio, se dividem entre os que acham que deve haver monitorado e os que não. Fundamentando melhor o pensamento transcreveremos aqui umas entrevistas efetuadas, pela revista Nova Escola, à respeito do assunto:
__ Passamos a monitorar o recreio duas vezes por semana depois de constatar que muitas crianças simplesmente não sabiam brincar. Foi interessante observar que nos outros dias as mesmas brincadeiras foram feitas espontaneamente e de forma saudável. Guadalupe Cainso Boedo – Coordenadora pedagógica da Educação Infantil da Escola Santo Inácio, em São Paulo.
__Deixar a criança livre na hora do recreio é importante. Mas isso não tira da escola e dos professores a responsabilidade de estimular a criatividade, fornecer recursos físicos e materiais adequados para o aluno relaxar e, mais importante, de conscientizá-los sobre os limites das suas vontades fora da sala de aula. Wober Júnior, Secretário de Educação do Rio Grande do Norte.
__Só é benéfico se os jogos e as brincadeiras feitos para atender os objetivos do currículo escolar forem interessantes para os alunos. Vale lembrar que o recreio livre pode ser extremamente monótono. Helen Vieira Rodrigues, Chefe do Núcleo de Orientação Educacional da rede Pública de Ensino do Distrito Federal.
__Não tem sentido aplicar o recreio monitorado apenas para evitar brigas. A criança tem direito de usar o tempo livre para jogar conversa fora, dar risada e ficar sentada no banco tomando sol feito lagartixa sonolenta. Lídia Weber, Coordenadora do núcleo de Análise do Comportamento da Universidade do Paraná.
Embora saibamos que na nossa estrutura escolar está correto o velho ditado popular “... Na prática a teoria é outra...” achamos que vale a pena tentar sempre melhorar as coisas que ai estão.
Assim, achamos oportuno trazer o pensamento de Brougère (2004):” O educador pode, portanto, construir um ambiente que estimule a brincadeira em função dos resultados desejados.” E porque não nos recreios e nas aulas? A experiência prática nos mostra existir a necessidade do professor/educador ficar atento, para oferecer possibilidades e situações de jogos/brincadeiras nos ambientes escolares, que eles sejam permeados de atividades lúdicas, para que a criança tenha a oportunidade de provar a sua superioridade, de expressar-se, de evadir-se do mundo real, de ser séria no seu diminuto mundo lúdico.
*Maria Auxiliadora Vasconcelos Peres Lima
- Professora de Educação Física - USP
especialista em Atividades - Fisico - Desportivas - Biomecânica - USP
Mestre em Educação - UFMT.
Atualmente Professora no Curso de Educação Física do Centro Universitário de Vargea Grande –
Mt ministrando a Disciplina de Capacidade e Aptidão Física

Vale a pena aproveitar melhor o tempo na escola e ensinar brincando. Brincar é fundamental para a criança. Uma Brincadeira bem coordenada pode ensinar com eficiencia e de maneira prazerosa.

PROPOSTA CURRICULAR 2011

Educação Infantil e Ensino Fundamental I

 

Planejamento de Educação Física


Objetivos:

·  Proporcionar aos alunos a participação de atividades corporais visando a ampliação da cultura de movimento, respeitando as suas características físicas, suas limitações, sem descriminar por características pessoais, físicas, sexuais ou sociais.
·  Estimular a participação, o respeito, o companheirismo e a socialização, bem como a situação onde ele possa refletir e buscar soluções junto aos demais.
·  Utilizar-se da corporeidade como instrumento norteador do autonomismo, do saber pensar, fazer e sentir, criando novas possibilidades e limites individuais.
·  Ampliar as capacidades de aprendizagem lúdica através de jogos e brincadeiras que propiciem o movimento, o desenvolvimento motor, cognitivo e afetivo-social, e estabelecer a importância do respeito às regras dos jogos e/ou brincadeiras e principalmente ao próximo.
·  Proporcionar a vivência em diferentes atividades estimulando o aprendizado.

Objetivos Específicos:
A Educação Física desenvolve capacidades cognitivas, psicomotoras e afetivas. Para uma melhor compreensão dos objetivos, a educação física é dividida em três domínios:
Domínio Cognitivo: Trabalha as capacidades intelectuais.
Domínio Afetivo: trabalha as mudanças de comportamento, interesses e atitudes.
Domínio Psicomotor: enfatizam as habilidades motoras.

Avaliação:
·  Enfrentar desafios corporais em diferentes contextos como circuitos, jogos e brincadeiras (se o aluno demonstra segurança para experimentar, tentar e arriscar).
·  Participar das atividades respeitando as regras e a organização.
·  Interagir com os colegas sem estigmatizar ou discriminar por razões físicas, sociais, culturais ou de gênero.
·  Demonstrar interesse em aprender a atividade proposta.


Educação Infantil


1º Bimestre
Ginástica
  • Introdução aos elementos básicos ginásticos.
  • Elementos da coordenação motora básica: correr, saltar, equilibrar, girar, rolar.
  • Elementos da coordenação motora específica: lateralidade, arremessar, óculo-manual, óculo-pedal, espaço-temporal.
  • alongamento e relaxamento
  • Ginástica Aeróbica: com movimentos naturais e do cotidiano.
2° Bimestre
Atividades rítmicas
  • Brinquedos cantados
  • Cantigas de Roda
  • Dança Folclórica
  • Dança Típica
  • Dança e movimentos expressivos.
3º Bimestre
Jogos
  • Jogos recreativos
  • Jogos cooperativos
  • Jogos de estafeta
4º Bimestre
  • Brincadeiras populares

1º, 2º e anos do ensino fundamental


1º Bimestre
·        Ginástica
  • Introdução aos elementos ginásticos: corridas, saltos, giros, rolamentos, e equilíbrios.
  • Alongamento e relaxamento.
  • Ginástica Aeróbica: com movimentos naturais e do cotidiano.
2° Bimestre
  • Atividades rítmicas
  • Brinquedos cantados
  • Cantigas de Roda
  • Dança Folclórica
  • Dança Típica
  • Dança e movimentos expressivos .
3º Bimestre
  • Jogos
  • Jogos recreativos
  • Jogos cooperativos
  • Jogos de estafeta
4º Bimestre
  • Esporte
  • Iniciação ao atletismo: corrida, salto e arremesso.
  • Brincadeiras populares

3º e    anos do ensino fundamental
1º Bimestre
·        Iniciação às Ginásticas Olímpicas (Solo, Estrela, Parada c/ 2 apoios, Parada c/ 3 apoios, Utilização dos aparelhos – Plinto,Trampolim, Barra, Trave)
  • Ginástica: alongamento e aeróbica.
  • Ginástica: localizada (visando perceber as capacidades do corpo)
  • Ginástica acrobática
2º Bimestre
  • Dança com músicas diversas.
  • Dança de diferentes etnias
  • Atividades Rítmicas (Ritmo, Música, Movimento, Percussão corporal e Utilização de materiais (bexigas, sucatas, pandeiros, lenços, entre outros)). 
3º Bimestre
  • Jogos pré-desportivos
  • Jogos de Raciocínio
  • Jogos Cooperativos
  • Jogos de Estafeta
4º Bimestre
  • Esporte
  • Iniciação ao atletismo
  • Iniciação do handebol
  • Brincadeiras Populares
5º ano do ensino fundamental
1º Bimestre
·        Iniciação às Ginásticas Olímpicas (Solo, Estrela, Parada c/ 2 apoios, Parada c/ 3 apoios, Utilização dos aparelhos – Plinto,Trampolim, Barra, Trave)
  • Ginástica: alongamento e aeróbica.
  • Ginástica: localizada (visando perceber as capacidades do corpo)
  • Ginástica acrobática
2º Bimestre
  • Dança com músicas diversas.
  • Dança de diferentes etnias.
  • Atividades Rítmicas (Ritmo, Música, Movimento, Percussão corporal e Utilização de materiais (bexigas, sucatas, pandeiros, lenços, entre outros)).
3º Bimestre
  • Jogos pré-desportivos
  • Jogos de Raciocínio
  • Jogos Cooperativos
  • Jogos de Estafeta
4º Bimestre
  • Esporte
  • Iniciação ao atletismo
  • Iniciação do handebol
  • Brincadeiras Populares
  • Conhecimentos sobre o corpo: benefícios da atividade física


Ensino Fundamental II

OBJETIVOS GERAIS
·        Participar de Atividades corporais, estabelecendo relações equilibradas e construtivas com os outros, reconhecendo e respeitando características físicas e de desempenho de si próprio de dos outros, sem descriminar por características pessoais, físicas, sexuais ou sociais;
·        Adotar atitudes de respeito mútuo, dignidade e solidariedade em situações lúdicas e esportivas. Valorizar, Conhecer e respeitar a manifestação da cultura corporal das diferentes culturas, transformando em recurso para a interação entre indivíduos de diferentes grupos sociais.
·        Reconhecer-se como elemento integrante do ambiente, adotando ábitos saudáveis de higiene, alimentação e atividades corporais, relacionando-os com os efeitos sobre a própria saúde e de manutenção e melhoria da saúde coletiva.

CONTEÚDOS

Conhecimento sobre o corpo:
·        Anatomia (músculos e ossos)
·        Fisiologia (durante a atividade): freqüência cardíaca, queima de calorias, perda de água e sais minerais.
·        (longo prazo): melhora da condição cárdio-respiratória, aumento da massa muscular, da força, flexibilidade e diminuição do tecido adiposo.
·        Hábitos posturais e atitudes corporais.    
Esportes, Jogos, ginástica, dança e lutas:
·        Esporte: práticas em que são adotadas regras de caráter oficial e competitivo, organizadas em federações regionais, nacionais e internacionais.
·        Jogos: podem ter uma flexibilidade maior nas regulamentações, que são adaptados em função do espaço físico, nº de participantes, etc.
·        Lutas: são disputas em que o oponente deve ser subjugado mediante técnicas e estratégias de desequilíbrio, contusão, imobilização ou exclusão de um determinado espaço na combinação de ações de ataque e defesa (cabo de guerra, braço de ferro, capoeira, judô e caratê).
·        Dança: populares, moderna e contemporânea, folclóricas e típicas, identificar e conhecer o histórico e os movimentos sociais em foram inseridas.
·        Ginásticas: São técnicas de trabalho corporal que assumem caráter individualizado com finalidades diversas (ex. preparação para outras modalidades, como relaxamento, manutenção e recuperação da saúde, ainda de forma recreativa, competitiva e de convívio social), podendo ser realizada com ou sem aparelhos, em recintos fechados, abertos, na água, etc.

Possibilidades:
·        Jogos pré-desportivos: queimada, pique-bandeira, guerra das bolas, jogos pré-desportivos do futebol (gol a gol, controle, chute-em-gol-rebatida-drible, bobinho, dois toques);
·        Jogos das populares: bocha, malha, taco, boliche;
·        Brincadeiras: amarelinha, pular corda, elástico, bambolê, bolinha de gude, pião, pipas, lenço atrás, corre cutia, esconde-esconde, pega-pega, coelho-sai-da-toca, duro-ou-mole, agacha-agacha, mãe-da-rua, carrinhos de rolimã, cabo-de-guerra, etc.
·        Atletismo: corridas de velocidade, de resistência, com obstáculos, de revezamento; saltos em distância, am altura, triplo, com varas; arremessos de peso, de martelo, de dardo e de disco;
·        Esportes coletivos: futebol de campo, futsal, basquete, vôlei de praia, handebol, futvôlei, etc.
·        Esportes com bastões e raquetes: beisebol, tênis de mesa, tênis de campo, pingue-pongue
·        Esporte sobre rodas: hóquei, hóquei in-line, ciclismo;
·        Lutas: judô, capoeira, caratê;
·        Ginásticas: de manutenção de saúde (aeróbica e musculação); de preparação e aperfeiçoamento para a dança; de preparação e aperfeiçoamento para os esportes, jogos e lutas; olímpica e rítmica desportiva.
·        Dança: (Atividades rítmicas e expressivas): Manifestações da cultura corporal (danças e brincadeiras cantadas). Os conteúdos deste bloco são amplos e diversificados. Danças brasileiras: samba, baião, valsa, quadrilha, afoxé, catira, bumba-meu-boi, maracatu, xaxado, etc. Danças urbanas: rap, funk, break, pagode, danças de salão;Danças eruditas: clássicas, modernas, contemporâneas, jazz, etc.;Danças e coreografias associadas a manifestações musicais: blocos de afoxé, olodum, timbalada, trios elétricos, escolas de samba;Lengalengas;Brincadeiras de roda, cirandas; Escravos de jô.

Organização dos conteúdos esportivos:
Atividades de aprendizagem coletiva:
  • Jogos com os fundamentos do ataque
  • Jogos com os fundamentos de defesa
  • Fundamentos da coreografia
Atividades de Aprofundamentos da Aprendizagem coletiva:
  • Jogos com o aprofundamento dos fundamentos do ataque
  • Jogos com o aprofundamento dos fundamentos de defesa
  • Aprofundamento da coreografia
Atividades de fundamentos da Aprendizagem Individual:
  • Exercícios de fundamentos do esporte
  • Exercícios de fundamentos da ginástica
  • Exercícios de fundamentos da dança
Atividades de Aprofundamentos da aprendizagem individual:
  • Exercícios de aprofundamento do esporte
  • Exercícios de aprofundamento da ginástica
  • Exercícios de aprofundamento da dança
Objetivos:
·  Participar de atividades de natureza relacional, reconhecendo e respeitando suas características físicas e de desempenho motor, bem como a de seus colegas, sem discriminar por características pessoais, físicas, sexuais ou sociais. Apropriar-se de processos de aperfeiçoamento das capacidades físicas, das habilidades motoras próprias das situações relacionais, aplicando-os com discernimento em situações-problema que surjam no cotidiano;
·  Adotar atitudes de respeito mútuo, dignidade e solidariedade na prática dos jogos, lutas e dos esportes, buscando encaminhar os conflitos de forma não-violenta, pelo diálogo, e prescindindo da figura do árbitro. Saber diferenciar os contextos amador, recreativo, escolar e o profissional, reconhecendo e evitando o caráter excessivamente competitivo em quaisquer desses contextos;
·  Conhecer, valorizar, apreciar e desfrutar de algumas das diferentes manifestações da cultura corporal, adotando uma postura despojada de preconceitos ou discriminações por razões sociais, sexuais ou culturais. Reconhecer e valorizar as diferenças de desempenho, linguagem e expressividade decorrentes, inclusive, dessas mesmas diferenças culturais, sexuais e sociais. Relacionar a diversidade de manifestações da cultura corporal de seu ambiente e de outros, com o contexto em que são produzidas e valorizadas;
·  Aprofundar-se no conhecimento dos limites e das possibilidades do próprio corpo de forma a poder controlar algumas de suas posturas e atividades corporais com autonomia e a valorizá-las como recurso para melhoria de suas aptidões físicas. Aprofundar as noções conceituais de esforço, intensidade e freqüência por meio do planejamento e sistematização de suas práticas corporais. Buscar informações para seu aprofundamento teórico de forma a construir e adaptar alguns sistemas de melhoria de sua aptidão física;
·  Organizar e praticar atividades corporais, valorizando-as como para usufruto do tempo disponível, bem como ter a capacidade de alterar ou interferir nas regras convencionais, com o intuito de torná-las mais adequada ao momento do grupo, favorecendo a inclusão dos praticantes. Analisar, compreender e manipular os elementos que compõem as regras como instrumentos de criação e transformação;
·  Analisar alguns dos padrões de beleza, saúde e desempenho presentes no cotidiano, e compreender sua inserção no contexto sociocultural em que são produzidos, despertando para o senso crítico e relacionando-os com as práticas da cultura corporal de movimento;
·  Conhecer, organizar, interferir no espaço de forma autônoma, bem como reivindicar locais adequados para promoção de atividades corporais e de lazer, reconhecendo-as como uma necessidade do ser humano e um direito do cidadão, em busca de uma melhor qualidade de vida.

Ensino Fundamental 5ª série
1º Bimestre
1.      Atletismo
  • Elementos históricos
  • Fundamentos
  • Corridas: Ensino postural na corrida, saída baixa, corrida de velocidade, corrida aeróbica (aumento progressivo).
  • Saltos: iniciação ao salto em distância
  • Arremessos de peso, parado e em deslocamento (com material alternativo).
2.      Ginástica
  • Elementos históricos da Educação Física: Pré-História, Grécia, Roma
  • Ginástica Olímpica
  • Solo: Estrela, rondante, rolamentos, paradas (combinação de elementos)
  • Utilização dos aparelhos: Plinto (saltos), Trampolim (impulsão), Barra (balanços), Trave (equilíbrios, rolamentos, estrela)
3 . Eixo temático: ética e cidadania nos esporte.

2º Bimestre
1.Dança
·        Dança (ritmos, construção e execução)
·        Origens da dança
·        Classificação da dança
·        Aspectos culturais da dança
·        As etnias e suas danças
2. handebol (história, iniciação ás regras, e fundamentos):
·        Drible: parado e em deslocamento.
·        Passe e recepção: ombro direito, ombro quicado e diferentes distâncias.
·        Arremesso: parado e em suspensão.
·        Defesa: individual( ½ quadra)
·        Ataque: individual
·        Regras: 2 dribles, invasão na área do goleiro,cobrança de lateral e conhecimento da quadra e posicionamento.
3. Eixo Temático: Meio ambiente.

3º Bimestre
1.      Voleibol
·        história, iniciação ás regras e fundamentos
·        Saque:por baixo.
·        Manchete: parada.
·        Toque: parado.
·        Cortada: golpeio da mão na bola
·        Mini voleibol: 2x2, 3x3.
·        Regras: Conhecimento da quadra e posicionamento, Posicionamento e rodízio,número de toques, invasão no saque, movimentos que caracterizam condução da bola.
2.      Futsal( história, iniciação ás regras e fundamentos)
·        Condução da bola:parte interna e externa do pé e condução simples alternando os pés.
·        Domínio com a sola do pé e com a coxa.
·        Passes: parte interna e de sola.
·        Chute: parte interna do pé e bico.
·        Marcação individual
·        Regras: noções da quadra e posicionamento, saída de bola, cobrança de tiro de meta, lateral e escanteio.
3.      Eixo temático: saúde e qualidade de vida
·        Importância da Educação Física (aspectos gerais e a importância do movimento)
·        Benefícios da Atividade Física
·        Higiene e Hábitos Alimentares

4º Bimestre
1. Basquetebol (história, iniciação ás regras, e fundamentos):
·        Passes e recepção: de peito, quicado e por cima da cabeça.
·        Recepção e dribles: parado e em deslocamento
·        Bandeja: só a parada, do lado direito e do lado esquerdo.
·        Arremesso parado: execução do movimento correto e parado.
·        Marcação individual( ½ quadra)
·        Regras: tipos de infração (andar com a bola, dois dribles, conhecimento da quadra e posicionamento.
2. Lutas
·        Princípios gerais das lutas
·        Aspectos culturais das lutas
·        Tipos de lutas.
4.      Jogos Indígenas
5.      Eixo temático: pluralidade cultural
Ensino Fundamental 6ª série
1º Bimestre
1.      Ginástica: aeróbia e anaeróbia.
·        Elementos Históricos da Educação Física
·        Ginásticas Olímpicas: Rítmica e Artística
·        Ginástica Acrobática
·        Ginásticas Terapêuticas
·        Ginástica Estética
2.      Atletismo (Regras e fundamentos):
·        Corrida aeróbica - 9 minutos.
·        Saída baixa com tacos.
·        Corrida de velocidade.
·        Salto em distância
·        Arremesso de peso parado com medicinibol de 1kg.
  • Salto em altura.
3.      Eixo temático: Ética e cidadania no esporte.
  • Combate a violência, respeito a diversidade.
2º Bimestre
1.      Danças:
·        Regionais e típicas
·        Folclóricas
·        Criativa
·        Construção coreográfica
2.      Handebol:
·        Drible: em deslocamento; com e sem defesa.
·        Passe e recepção: ombro; em suspensão; diferentes distâncias.
·        Arremesso: de apoio; 3 passos com suspensão.
·        Defesa: 6x0
·        Ataque: 6x0
·        Regras: posicionamento para as falta; 7 metros; saída de bola; conhecimento da quadra e posicionamento. 
3.      Eixo Temático: meio ambiente
  • Atividade física e meio ambiente

3º Bimestre
1.      Voleiboll:
·        Saque: por baixo.
·        Manchete: com recepção; com deslocamento.
·        Toque: com recepção; com deslocamento.
·        Cortada: golpeio da mão com salto.
·        Defesa: manchete e deslocamentos.
·        Minivoleibol 4x4.
·        Sistema de jogo 6x0
·        Regras: conhecimento da quadra e posicionamento; rodízio do sistema 6x0; toques na rede e invasões.
2.      Futsal:
·        Condução da bola: parte interna e externa do pé.
·        Domínio da bola.
·        Passes: por elevação; pela parte externa do pé.
·        Chute: com o peito do pé; voleio.
·        Marcação: individual.
·        Sistema de jogo:2x2
·        Regras: Conhecimento da quadra e posicionamento; recuo para o goleiro; regras dos 4 segundos; participação do goleiro; tipos de faltas e sinalizações.
3.      Eixo Temático: saúde e qualidade de vida
  • Benefício da atividade física regular para a saúde e conseqüências do sedentarismo.
  • Vícios posturais
4º Bimestre
  1. Basquetebol:
·        Drible: alto; medo; baixo; de velocidade.
·        Bandeja: com drible; após um passe.
·        Arremesso: com e sem tabela; lance livre; posicionamento no garrafão.
·        Finta: finta um passe e sai driblando.
·        Marcação: individual quadra toda.
·        Regras: tipos de faltas e sinalizações; conhecimento da quadra e posicionamento.
  1. Lutas
  • Princípios gerais das lutas
  • Aspectos culturais das lutas
  • Tipos de lutas.
  1. Jogos indígenas.
  2. Eixo Temático: Pluralidade Cultural
·        Bullyng
·        Preconceito
·        Atividade física das etnias

Ensino Fundamental 7ª série
1º Bimestre
1.      Ginástica:
·        Artística: Eqilíbrio ( banco sueco ou materiais alternativos); força e flexibilidade( membros superiores e inferiores, abdominal estática; elementos básicos acrobáticos ( rolamento grupado e afastado para frente; “ estrelinha”, parada de mão; Seqüência de movimentos ginásticos e acrobáticos. Salto aviãozinho “ cavalinho”; tesoura, etc.
·        Rítmica: Passos (unipasso, passo de ginasta, eleve, deslize, cruzado, de valsa); Giros: cruzado á frente direita-esquerda; cruzado á trás direita-esquerda; apoio em um único pé; com altitude. Saltos: tesoura; grupado; enjambée e outros; Saltito: skip; galope; chasset frontal e lateral. Seqüência de movimentos com ou sem aparelhos: corda, arco, bola e massas.
·        OBS: os movimentos de GR podem estar presentes nas seqüências de movimentos da GA.
2.      Atletismo (Regras e fundamentos):
·        Corrida aeróbica - 12 minutos.
·        Saída alta, revesamento e passagem de bastão.
·        Salto em distância: noções do estilo tesoura (pedalada)
·        Arremesso de peso com medicinibol com giro.
·        Salto em altura (rolo ventral).
3.      Eixo Temático: Ética e cidadania.
  • Violência: combate a violência, respeito a diversida
2º Bimestre
1.      Handebol:
·        Refinamento das destrezas motoras básicas: passes posicionamentos e dribles.
·        Arremesso: com apoio e com giro.
·        Finta: com mudança de direção.
·        Defesa: 6x0
·        Ataque: 5x1
·        Contra ataque simples.
·        Regras: tipos de faltas e sinalizações.
2.      Danças:
  • Populares (brega, forró, axé, funk, pip rop, street dance, dance, tecno, mélody, break, etc, considerando a origem e o movimento social de quando e onde ela originou).
  • Danças como referencia cultural
3.      Eixo Temático: Meio Ambiente

3º Bimestre
1.      Voleibol:
·        Saque: por cima.
·        Recepção para a posição 3.
·        Levantamento: entrada e saída da rede; toque específico do levantador.
·        Cortada: passada, salto e movimento completo.
·        Bloqueio: individual (posição do corpo, iniciação)
·        Toque: com recepção; com deslocamento.
·        Cortada: golpeio da mão com salto.
·        Defesa: toque e manchete com deslocamento.
·        Sistema de jogo 6x0 e 3x3.
·        Regras: rodízio no sistema 6x0 e 3x3. Troca de posições nos rodízios; tempo para sacar( 8s); invasão da linha no ataque( linha 3m)
2.      Futsal:
·        Refinamento das destrezas motoras básicas: condução da bola, domínio, passe e chute.
·        Marcação: por zona.
·        Sistema de jogo: 3x1
·        Regras: revisão das faltas e sinalizações; penalidades e substituição de jogador.
3.      Eixo Temático: saúde e qualidade de vida
  • Corporeidade: Estética corporal e auto-estima.
  • Qualidade de vida: Doenças degenerativas, diabetes, hipertensão, coronarianas, etc
  • Efeito das drogas sobre o rendimento físico.
4º Bimestre
1.      Basquetebol:
·        Refinamento das destrezas motoras básicas: passes, dribles, arremessos e bandeja.
·        Arremesso: tipo jump.
·        Rebote.
·        Marcação: por zona 2x1x2.
·        Ataque: movimentação contra zona.
·        Finta: finta um passe e arremessa.
·        Regras: revisão das infrações e faltas com as suas penalidades..
2.      Lutas:
  • Princípios gerais das lutas
  • Aspectos culturais das lutas
  • Tipos de lutas.
3.      Jogos Indígenas
4.      Eixo Temático: Pluralidade Cultural


Ensino Fundamental 8ª série
1º Bimestre
1.      Ginástica:
·        Escolar: execução correta dos movimentos a caráter informativo.
·        Conhecimento sobre ginástica comercial.
  • Ginástica Aeróbica / Localizada
  • Capacidades Físicas
2.      Atletismo (Regras e fundamentos):
·        Corrida aeróbica - 12 minutos.
·        Corrida com barreira.
·        Salto triplo.
·        Lançamento de dardo.
·        Lançamento de disco.
·        Salto em altura dorsal.
·        Arremesso de peso.
3.      Eixo Temático: Ética Cidadania.
  • Organização de eventos esportivos escolares.
  • Preconceito.
2º Bimestre
1.      Handebol:
·        Refinamento das destrezas motoras básicas: passes, dribles, arremessos e finta.
·        Arremesso: com apoio e com giro.
·        Finta: com giro.
·        Arremesso: 7 passos; sobre passo( passo cruzado).
·        Defesa: 5x1
·        Ataque: 4x2
·        Contra ataque sustentado.
·        Regras: jogo com regra oficial.
2.      Dança
  • Dança: moderna e contemporânea.
  • Realização de Mostras Rítmicas e Danças
  • Criação de Coreografia
  • Dança Teatral
3.      Eixo Temático: Meio ambiente.

3º Bimestre
1.      Voleibol:
·        Saque: por cima (quadra toda).
·        Recepção para a posição 2 e 3.
·        Levantamento: em reversão.
·        Cortada: direcionamento para a paralela e a diagonal.
·        Bloqueio: duplo e individual
·        Toque: com recepção; com deslocamento.
·        Cortada: golpeio da mão com salto.
·        Defesa: “peixinho”.
·        Sistema de jogo 4x2.
·        Jogo com regras oficiais.
2.      Futsal:
·        Refinamento das destrezas motoras básicas: condução da bola, domínio, passe e chute.
·        Marcação: mista.
·        Sistema de jogo: 3x1
·        Jogo com regras oficiais.
3.      Jogos Indígenas
4.      Eixo Temático: Saúde e qualidade de vida.
·        Distúrbios de imagem (vigorexia, corpo ideal x corpo real, anorexia, bulimia)

4º Bimestre
1.      Basquetebol:
·        Refinamento das destrezas motoras básicas: passes, dribles, arremessos, fintas e bandeja.
·        Arremesso: 3 pontos.
·        Marcação: por zona 3x2 e por cobertura.
·        Ataque: movimentação contra zona.
·        Finta: finta com giro e bandeja.
·        Finta: finta com giro e bandeja.
2.      Lutas:
  • Princípios gerais das lutas
  • Aspectos culturais das lutas
  • Tipos de lutas.
3.      Jogos Indígenas
4.      Eixo Temático: Pluralidade Cultural
  • Violência: combate a violência, respeito a diversidade.