quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Amarelinha

Uma brincadeira infantil pode se tornar um apoio no aprendizado da garotada. Promovendo a interdisciplinariedade de maneira divertida. Com essa objetivo foi criado o  projeto amarelinha.



Objetivo da Amarelinha: Desenvolver a coordenação motora.
Adquirir noção de espaço. Reconhecer as vogais através de brincadeira.
Regras da Amarelinha: Baseado nas regras da amarelinha tradicional, porém precisa acertar a letra, caso contrario perde a vez.
Equipe de professores: Mancha e Cristiane



Objetivo da Amarelinha: Despertar no aluno a atenção para a brincadeira. Identificar as diferentes formas geométricas e cores primárias.
Regras: as mesmas da amarelinha convencional, porém é preciso reconhecer a forma geométrica e a cor.
Equipe de professores: Mariledi, Estelina, Marly





Objetivo da Amarelinha: Identificar Cabeça, tronco, membros superiores, membros inferiores. Desenvolver a coordenação motora ampla. Desenvolver a concentração.
Regras da Amarelinha: Iniciar dos membros inferiores e recorrer a brincadeira de forma tradicional. Cada criança fala em que parte do corpo está pulando
Equipe de professores: Relma e Eliane





Objetivo da Amarelinha: Conhecer os números pares. Desenvolver coordenação e gosto por aprender brincando.
Regras: As mesmas da amarelinha convencional.
Variação: utilizar os números impares.
Equipe de professores: Janilson e Ronaldo Nunes



Objetivo da Amarelinha: Aprender a tabuada brincando. Fazer com que o aluno se interesse mais pelas aulas de matemática.
Regras da Amarelinha: Esta brincadeira utiliza pedrinhas para encontrar o resultado. Ao invés de jogar a criança deve colocar as pedrinhas correspondentes ao resultado. Isso com a ajuda do professor e dos colegas. Ex: 2x1, o aluno deve fazer 2 viagens de com uma pedrinha.Emquanto os colegas batem uma palma para cada pedrinha. Professora: Loreny Zandonai



Objetivo da Amarelinha: Estimular o raciocínio lógico através da brincadeira. Fazer com que o aluno se interesse mais pelas aulas de matemática.
Regra: Segue as regras da amarelinha tradicional, porém a criança deve acertar antes de prosseguir.
Equipe de professores: Valéria M S Paiva  e Laercio R Valente



Objetivo da Amarelinha: Desenvolver a coordenação motora.
Adquirir noção de espaço. Reconhecer as vogais através de brincadeira.
Objetivo da Amarelinha: Estimular o raciocínio quanto a formação de palavras utilizando a amarelinha.
Regras da Amarelinha: Jogar a pedra, pular as casas, pronunciando as silabas e formando palavras.
Professores: Ronaldo de Abreu e Ginaldo Vieira
Objetivo da Amarelinha: Desenvolver a concentração
Regras da Amarelinha: Na cor verde só pode pisar com o pé direito. Na cor amarela só pode pisar com o pé esquerdo.
Na cor vermelha  pode pisar com o esquerdo ou com o direito ou com os dois.
Professor: Idevan.


 


Objetivo da Amarelinha: Desenvolver a percepção da lateralidade.
Regras da Amarelinha:  Pular com o pé direito nos espaços indicados pelas letras D e E.
Variação: fazer todo o trajeto pulando somente com o pé esquerdo nas letras E, e depois com o pé direito na letra D.
Professor:autor desconhecido