quinta-feira, 28 de julho de 2011

Mensagem do mês


      As crianças que nascem hoje são muito diferentes, na medida em que tem acesso a muita informação. Hoje todos têm um conhecimento mínimo sobre qualquer assunto. Isso cria um distanciamento e uma dificuldade de compreensão entre pais e filhos como nunca havia acontecido em toda a história. Fica difícil para os mais velhos acompanhar a rapidez do raciocínio dos mais novos.
     Criança desenvolve, adolescente desenvolve, e depois você fica maduro e aí não muda mais.
     A natureza deu para os filhotes uma fantástica capacidade de aprender muito e depressa. Uma criança aprende num dia o que um jovem aprende num semestre e um velho aprende em um ano.
 Por: José Ângelo Gaiarsa
É importante aproveitar a capacidade de aprendizado de uma criança e aproveitar o máximo o tempo. Criar pontes entre o conhecimento e a criança para que ela adquira conhecimento através da motivação. Repensar a prática pedagógica, rever os conceitos do ontem para perceber o hoje como oportunidade de mudança.

Cinco Marias

Cinco Marias è uma brincadeira antiga que promove o desenvolvimento da concentração, da coordenação óculo-manual e a cooperação. Utiliza-se material de baixo custo e fácil preparo, portanto Providencie as Cinco Marias e boa Aula.

Materiais:Retalho de tecido, Tesoura,Agulha e linha,Arroz eBarbante.

Com 5 retângulos de um retalho de tecido, de 2,5cm por 5cm que dobrados formam um quadrado. Costure as laterais do lado do avesso. Desvire o tecido para o lado certo e encha o saquinho com arroz. Costure a parte que estava aberta.  
Faça um saquinho medindo 10cm quadrados, para grardar as Cinco Marias e utiliza um barbante para fechá-lo.  Para jogar, você joga os saquinhos no chão, pega um e o joga para o alto. Antes que ele caia, você pega um dos que estão no chão e em seguida pega também o que está caindo. Faz isto com todos. Joga os 5 de novo, escolhe um, joga para o alto e pega dois do chão. Depois pega 3 e 1 e por último os 4. Depois os saquinhos devem ser pegos e devolvidos, na mesma seqüência. 


Olha o que encontrei: