terça-feira, 15 de março de 2011

Pular Corda

Uma Brincadeira que anda esquecida em tempos de internet, vídeo game e televisão, mas que oportuniza inúmeros benefícios ao desenvolvimento infantil e à saúde tanto da criança, do adolescente quanto do adulto.
Corda é um item de custo baixo que não pode faltar na lista de compra do professor de Educação Física. Podendo ser preparada individualmente, com aproximadamente 1,5m ou coletiva com 6m.
Na infância, as atividades com corda desenvolvem as coordenações (motora ampla, óculo pedal, óculo manual), a noção de espaço, ritmo, equilíbrio, além de ser lúdica, proporciona a interação com outras crianças ensinando a viver em grupo.
Posso dizer que pular corda é uma atividade aeróbica, ou seja, melhora a capacidade cardio-vascular e proporciona queima calórica.
Vou postar algumas maneiras de preparar a aula com a utilização de cordas.
Espero que sirva de inspiração!
Com as crianças da Educação infantil:


Atividade 1
Distribua as cordas pelo chão e proponha que andem pelo espaço sem encostar nas cordas.  No próximo comando, a criança terá que caminhar com um pé a cada lado da corda. Na seqüência peça que andem sobre a corda colocando um pé a frente do outro.
 Faça os observar como as cordas estão em linha reta outras em linhas curvas, pergunte em quais são mais fáceis de brincar.
Atividade 2
Estando a corda em um grande circulo para a proporcione a execução dos seguintes comandos:
  • Pular para dentro do círculo com os dois pés;
  • Pular para fora com os dois pés;
  • Pular para dentro com um pé só;
  • Pular para fora com um pé só;
  • Pular de lado com os dois pés juntos de dentro pra fora;
  • Pular de lado com os dois pés juntos de fora pra dentro;

Atividade 3
Amarre uma corda em dois apoios desde que ela fique com aproximadamente 15cm de altura. Proponha a ultrapassagem da corda das seguintes formas:
Caminhando normalmente;
Pulando com os dois pés juntos;
Pulando com afastamento antero-posterior das pernas.
Suba a corda a uma altura de 50cm para que as crianças ultrapassem inferiormente a corda das seguintes formas:
Andando normalmente.
De lado
em 4 apoios
rastejando
Depois, desamarre um dos lados segurando e movimentando rasteiramente de um lado para o outro ( cobrinha). Varie posteriormente com movimentos verticais da corda.

Com o Ensino Fundamental:


No Ensino fundamental

Primeira Aula
Inicie com a conhecida forma de pular corda a “cobrinha” para que todos consigam realizar a atividade facilmente para depois passar para atividades mais difíceis.  Passe para o pular corda normal, onde duas crianças seguram a corda e um de cada vês brinca, iniciando e terminando com a corda parada.


Segunda Aula
Nesta aula, lance o desafio de entrar e sair da corda, estando ela em movimento. Deixe a criança livre pra escolher a hora de sair, o que deverá acontecer quando ela estiver segura. Quando a criança dominou esse exercício, passe a direcionar o numero de pulos. Por exemplo, pule 5 x e sai da conde em movimento, depois pule 4x e sai e assim sucessivamente até chegar a 1.
Relógio: é uma maneira de pular corda muito divertida. Cada vês que você entra na corda deve seguir as ordens do relógio, ou seja, entra dá um pulo e sai, até chegar as 12horas. Cada criança do grupo de uma vês, dando tempo de intervalo para cada criança.

Terceira Aula
Inicie nesta aula, a prática do pular corda com brinquedos cantados. Vou sugerir os mais conhecidos:

Um homem bateu em minha porta
E eu abri
Senhoras e senhores: põe a mão no chão
Senhoras e senhores: pule de um pé só
Senhoras e senhores: dê uma rodadinha
E vá pro olho da rua.
Ra, re, ri, ro, rua

Ao pronunciar a ultima frase a criança se prepara para sair e ao falar RUA, deve sair e dar lugar ao próximo.

Salada, saladinha
Bem temperadinha
Com sal, com pimenta.
Fogo, foguinho.

Onde a palavra foguinho significa que a velocidade da corda será aumentada.

Quarta Aula
Disponha músicas com ritmos diferentes para pular corda.  Observe que todos tenham a oportunidade de experimentar. Proporcione uma aula agradável.




Quinta Aula
Esta aula é mais recomendável para os anos finais do ensino fundamental. Sugiro o filme JUNP IN!,  pois além de ter como tema o Pular corda, fala do Bullyng e de preconceito.
Proporcione a oportunidade para que os alunos expressem sua opinião e encaminhe um momento de reflexão a respeito.  Proponha a construção de pequenas seqüências de movimentos com uma ou duas cordas.