terça-feira, 19 de abril de 2011

Dança Escolar ( Aulas Práticas)

Aula 1
1º Momento: Dinâmica: Grupo dos iguais - Os alunos correm pela quadra e devem formar grupos de acordo com o que o professor falar. Exemplo: mês em que nasceu dia em que nasceu, primeira letra do nome, bairro onde mora, cor que gosta, comida que não gosta,etc. Na seqüência o professor pede que os que são favoráveis a cor amarela vão pra direita e os que não gostam pra esquerda. Depois o professor comenta como somos diferentes e como devemos respeitar as diferenças.
2º Momento: ouvir músicas com ritmos diferentes e acompanhas com palmas, com movimento de braços, com balanço da cabeça, com estralar dos dedos.
3º Momento: movimentar-se ao som de músicas rápidas, moderadas e lentas. No primeiro instante, o professor poderá sugerir que façam os mesmos movimentos que ele e, num segundo momento, deixar que eles criem seus próprios movimentos, sempre sob a voz de comando do professor.
Sugestões para a voz de comando:
- dançar no ritmo da música nos níveis baixo, médio e alto;
- dançar no ritmo da música nos níveis baixo, médio e alto somente com a cabeça /ombros/ braços/ pernas/ em um pé só/ com quatro apoios...;
- dançar no ritmo da música nos níveis baixo, médio e alto em locomoção para trás/ frente/lado direito/esquerdo;
- dançar no ritmo da música nos níveis baixo, médio e alto, de mãos dadas com um colega/dois/três;
- dançar no ritmo da música nos níveis baixo, médio e alto e todas às vezes em que for se locomover encostar em alguma parte do corpo de um colega.
4º Momento: como volta a calma, forme um circulo, deitem, e realize algumas respirações diafragmáticas, lentamente, sem abrir os olhos.


Aula 2
1º momento: Organize uma roda para iniciar a aula e explique para os alunos a proposta da atividade. Ressalte a importância de ouvir: o sons, a música, o professor; de ver: o espaço, o movimento dos outros colegas; de criar: não importa se o movimento é “feio ou bonito”, “esquisito e/ou engraçado”. O importante é investigar seus movimentos utilizado todas as partes do corpo.

2º momento: Inicie aquecendo o corpo em roda, começando pela respiração abdominal e, pedindo para cada um observar o tempo de sua respiração e o som ou silêncio. Siga o aquecimento pedindo para cada um realizar um movimento que aqueça, e todos repetem Sem música, cada um no seu tempo. Você pode ao longo deste aquecimento propor mudanças de velocidade, isto é: fazer este mesmo movimento mais rápido, mais lento, muito mais rápido, etc. 

3º momento: Introduza o jogo: os alunos, espalhados pela sala, começarão a se mover a partir do estímulo sonoro, no caso, musical. Quando acaba o som, cessa o movimento e permanecem em pausa até começar outro som. Disponha diferentes músicas, de diferentes estilos, para que os alunos tenham experiências diversas. Os alunos podem num primeiro momento fechar os olhos para ouvir a música e deixar o aluno criar através dos estímulos musicais. Ao final desta atividade estimule uma reflexão conjunta: Músicas diferentes faz com que nos movimentemos de maneira diferente? Qual música estimulou mais o movimento? Por quê? Existe um consenso?  É importante que os alunos neste momento consigam se expressar, e saibam ouvir a opinião dos colegas. 

4º momento
Em duplas: um aluno emite sons enquanto que o outro responde imediatamente com o movimento corporais ao som proposto. Como se fosse um “boneco movido ao som”
Os dois são criativos neste caso, quem faz o som e quem, responde. Inverta os papéis e repita o exercício formando novas duplas. O professor pode exemplificar fazendo sons diferentes para estimular os alunos: sons estridentes, sons relaxantes, sons calmos, sons aflitivos, etc. Algumas escolas tem a “bandinha” que pode estar sendo utilizada neste momento. Depois da atividade proponha uma reflexão: Existiram dificuldades? Quais? Qual a preferência: fazer o som ou ser o boneco? Foi diferente fazer com uma dupla e com outra? O que foi diferente? Peça alguns exemplos de sons que geraram movimentos “interessante/esquisitos/engraçados/legais.” Termine com a respiração diafragmática.
É importante que o professor observe os alunos durante todo o tempo, intervindo sempre que achar necessário: estimulando, dando apoio técnico (indicado faltas e/ou outros caminhos), percebendo dificuldades.



Aula 3
1º Momento
Inicie a aula com cada um propondo um movimento para que todos realizarem. Um a um os movimentos são acrescentados numa seqüência. Em seguida anexe uma música. Com a seqüência pronta promova um aquecimento divertido. 
2º momento
Peça para que cada um pense em seu próprio nome e possibilite que percebam o som que ele proporciona, se é cheio, vazio, fino, grosso, agudo, grave, reto, curvo, etc. Em seguida cada um deve criar um movimento para seu nome considerando a definição dada anteriormente. Caso tenha definido seu nome como forte é preciso construir um movimento forte. Já com musica, cada aluno deve apresentar seu movimento a turma, que deverá aprender esse movimento.
Para terminar essa atividade um aluno realiza qualquer movimento e os outros precisam lembrar de qual nome é. Proporcione a oportunidade a todos.
3º momento
Forme grupos de no máximo quatro crianças. Quando o professor forma o grupo há possibilidade de integração, mas deixando que montem suas equipes garante diversidade de movimentos devido ao entrosamento. Defina o objetivo geral de sua aula e estabeleça a escolha dos grupos. Dê o tempo disponível para isso.
Oriente para que organizem seus movimentos (feitos com os nomes) em uma seqüência para uma música pré-determinda podendo utilizar movimentos de transição entre um e outro. Os alunos deverão escolher a posição de palco, ou seja, de frente, de lado, em linha, etc. IMPORTANTE: Passe por várias vezes em cada grupo, tirando duvidas, orientando, incentivando. Estimular o aluno a ser criativo não é abandoná-lo nesse processo.
4º momento
Proporcione um espaço e um momento organizado para que apreciem a criação de seus colegas seguindo os critérios pré-estabelecidos. Proponha alguns critérios a serem considerados: A seqüência teve início, meio e fim? Todos conheciam o que estavam fazendo? Havia concentração? Teve criatividade? É necessário ter música para criar uma dança? O que eu (aluno) aprendi nestas duas aulas? Com relação ao corpo? Ao movimento? Ao trabalho em grupo? Quais foram minhas maiores dificuldades? O que eu poderia melhorar?                      E Aplausos!

Aula 4
1º momento
Nesta aula escolha uma música vibrante, alegre e incentive os alunos a se mexerem. Liste os movimentos naturais do corpo: andar, correr, saltar. E monte uma coreografia animada para que todos participem.
2º momento
Proporcione aos alunos a oportunidade de citar ações que fizemos todo dia e acrescente alas entre os movimentos de andar correr ou saltar. Assim que todos aprenderam a seqüência repita observando o entusiasmo da turma.
3º momentos
Proporcione alongamentos musculares com música relaxante para encerrar a aula.
(em breve fotos)




Escravos de Jó

A proposta é utilizar a antiga brincadeira do “Escravos de Jó” como Atividade Cooperativa com atividade Rítmica. Vamos ao Passo-a-passo.

1.Ensaiar a Música.
Escravos de Jô
Os escravos de jó jogavam cachangá;
Tira, põe, deixa o zé pereira ficar;
Guerreiros com guerreiros fazem zigue, zigue zá
Guerreiros com guerreiros fazem zigue, zigue zá


2.  Em círculo, cada participante fica com um pedaço pequeno de madeira (ou qualquer objeto rígido), e devem realizar a musica com os gestos.

Os escravos de jó jogavam cachangá (Passando para o da direita)
Tira (Levanta)
Bota (Coloca no chão)
Deixa o Zé pereira ficar (ergue as duas mãos)
Guerreiros com guerreiros fazem (Passando para o da direita)
Zigue  (Aponta para o da direita,mas não solta)
Zigue  (Aponta para o da esquerda,mas não solta)
         (Passando para o da direita)

 3.  Modo Normal:
4.  Modo Inverso: Realizar a mesma seqüência, porém iniciando pra esquerda.
5.  Modo Nasal: Realizar a seqüência apenas com o um som nasalizado(m).
6.  Modo Mental: Realizar a Seqüência sem vós, cantando apenas mentalmente. Desse modo será ouvido apenas o com da madeira.
7. Modo Corporal: Guarda-se a madeira. A seqüência deve ser realizada em pé com movimentos dos membros inferiores.
8.  Modo Criatividade: em pequenos grupos incentivar para a criação de novos movimentos, para exibição aos outros grupos.
9.  Modo Criatividade II: em pequenos grupos incentivar para a criação de uma nova letra, para exibição aos outros grupos.
Material: toquinhos de madeira e cartaz com a letra da música.