segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Lutas - Possibilidades Pedagógicas - Parte 5

5° momento: Para verificar se os alunos conseguem diferenciar os estilos de luta e reforçar o aprendizado, selecione algumas figuras.
Selecione algumas figuras que mostram estilos diferentes de lutas e organize a turma em quatro grupos para montarem um cartaz identificando de qual luta a figura retrata. Pode-se também distribuir pequenos textos com as principais características, aquele montado no 3º momento. Os principais estilos são: judô, Muay Thai,  Kung fu, Jiu-jitsu, Caratê, Krav Maga, Boxe, Capoeira, Taekwondo, Kali, Ninjitsu,  Luta greco-romana, sumô, luta livre, boxe e luta Marajoara.

Judo
Judô (Juu Dou - "caminho suave" ou "caminho da suavidade", em língua japonesa) O judô é uma arte marcial esportiva. Foi criado no Japão, em 1882, pelo professor de Educação Física Jigoro Kano. Ao criar esta arte marcial, Kano tinha como objetivo criar uma técnica de defesa pessoal, além de desenvolver o físico, espírito e mente. Esta arte marcial chegou ao Brasil no ano de 1922, em pleno período da imigração japonesa.
O judô teve uma grande aceitação no Japão, espalhando, posteriormente, para o mundo todo, pois possui a vantagem de unir técnicas do jiu-jitsu (arte marcial japonesa) com outras artes marciais orientais.
As lutas de judô são praticadas num tatame de formato quadrado (de 14 a 16 metros de lado). Cada luta dura até 5 minutos. Vence quem conquistar o ippon primeiro. Se ao final da luta nenhum judoca conseguir o ippon, vence aquele que tiver mais vantagens.
Ippon: o objetivo do judô é conquistar o ippon (ponto completo). O ippon é conquistado quando um judoca consegue derrubar o adversário, imobilizando-o, com as costas ou ombros no chão durante 30 segundos. Quando o ippon é concretizado o combate se encerra. 
Wazari: Outra forma de conquistar o ippon é através da obtenção de dois wazari, que valem meio ponto (vantagem). O wazari é um ippon que foi aplicado de forma incompleta, ou seja, o adversário cai sem ficar com os dois ombros no tatame.
Yuko: Quando o adversário vai ao solo de lado. Cada Yuko vale um terço de ponto.
Koka: menor pontuação do judô. Vale um quarto de ponto. Ocorre quando o adversário cai sentado. Quatro kokas não gera o final da luta, embora ele seja cumulativo.
No judô não são permitidos golpes no rosto ou que possam provocar lesões no pescoço ou vértebras. São proibidos também os golpes no rosto do adversário. Quando estes golpes são praticados, o lutador é penalizado e, em caso de reincidência, pode ser desclassificado.
A etiqueta no judô o diferencia dos outros esportes e é um requisito prévio a seguir, que é tão importante quanto o combate em si.A saudação é uma expressão de gratidão e respeito quando é feita seriamente com cortesia, antes e depois de entrar na área do tatami, aos instrutores e cada um que pratica o judô, e na competição. Com efeito, se expressa a gratidão ao fundador do judô, mestre Jigoro Kano, as suas instruções, aos seus oponentes, pela oportunidade de aprender e melhorar ambos, técnica e espiritualmente.
Antigamente ao convidarmos alguém para treinar, usávamos sempre a expressão “ONEGAI SHIMASSU” (Por favor, é uma honra), e ao terminarmos o treino “ARIGATÔ GOZAIMASHITA” (Muito obrigado). Se realizássemos uma projeção imperfeita, que dificultasse o adversário de realizar a queda, pedíamos sempre desculpas “GOMEM” (Desculpa, perdão). Vamos pensar seriamente em tudo o que aqui foi escrito, a assim conseguiremos resgatar o JUDO como era antigamente. O importante não é ser melhor do que os outros, mas sim melhor do que já somos.


Muay Thai
O Muay Thai (boxe tailandês) é uma luta originária da Tailândia, país do qual é o esporte nacional. Arte marcial com mais de dois mil anos de existência criada pelo povo tailandês como forma de defesa nas suas guerras e para obter uma boa saúde. No passado, o Muay Thai era uma espécie de entretenimento para a realeza. As luvas eram feitas de cordas trançadas, alcatrão e cacos de vidro para garantir um espetáculo sangrento.
Todo golpe do Muay Thai tem o objetivo de acabar com a luta (knock out). As combinações de golpes são certeiras e raramente se pode ver uma luta que chegue ao quinto round, pois geralmente o nocaute vem antes. É uma luta que além de ter os socos devastadores do boxe, tem também os violentos golpes com as canelas e pés, típicos desta luta. É considerada a arte marcial que mais faz uso eficiente dos joelhos e cotovelos.


Kung fu
O Kung-Fu é originário da China e nasceu da necessidade  de sobrevivência dos antepassados na luta contra animais ferozes e contra inimigos. Conta a lenda que certa vez, um monge chinês -Ta Mo - subiu numa montanha e se pôs a contemplar o movimento dos animais, as posições que tomavam para a luta e a maneira como se defendiam dos ataques. Observando tais movimentos, desenvolveu um trabalho de adaptação desses animais para  o homem,  estruturando-os de acordo com as possibilidades físicas do homem. Assim nasceu o Kung-Fu, como chamam os ocidentais esta luta chinesa. Esta arte marcial milenar vem orientando as pessoas, bem como ajudando os jovens a se direcionarem em disciplina, respeito com os colegas. De um modo geral, estrutura o corpo físico, em combinação com a mente, extravasando as ansiedades, angústias e stresses acumulados no dia a dia, fortalecendo-os. È a arte marcial que baseia seus golpes nos ataques dos animais.
Filosofia a Ser Seguida Pelos Praticantes :
CHI - Firme de caráter: Desenvolver responsabilidade, sinceridade, honestidade e serenidade para viver em paz, conhecer a si próprio, estabelecendo objetivos e prioridade.
HEI - Desprendido de valores: Ser fiel e amigo, estando sempre disposto a ajudar os companheiros na amizade.
JUNG - Corajoso e heróico: Auxiliar os fracos e combater os abusos, com absoluta isenção de discriminação, ajudar sempre aos necessitados e oprimidos, através da justiça, em harmonia com a força.
WAI - Ativo em todos os empreendimentos: Usar da inteligência, raciocínio e disciplina para manter uma postura ativa, oportuna e responsável. Não se moldar aos aspectos das mentes de outras pessoas e estar sempre disposto ao aprimoramento do raciocínio, sendo sempre assíduo e pontual, não usar meios ilícitos e abusar da ganância para obter a riqueza e valores morais, visto que o essencial da vida é ter saúde, amigos e felicidade.



Jiu-jitsu
O jiu-jítsu, (em japonês, , "suavidade", "brandura", e jutsu, "arte", "técnica" (jiu jitsu é a denominação da arte e jiu "jutsu" é a denominação da arte de guerra)é uma arte marcial japonesa que utiliza alavancas e pressões para derrubar, dominar e submeter o oponente, tradicionalmente sem usar golpes traumáticos, que não eram muito eficazes no contexto em que a luta foi desenvolvida, porque os guerreiros (bushi) usavam armaduras.
O objetivo do Jiu-Jitsu é o de desenvolver reflexos físicos, emocionais e espirituais, detectando medos e limitações, em busca de caminhos positivos.
O confronto pessoal exige o encontro do equilíbrio, sendo um vencedor de si mesmo primeiramente, vencendo seus limites.
Quanto maior a harmonia e a sintonia de você com você mesmo, maior a autoconfiança, o autocontrole, a auto-estima, a fé de que tudo dará certo.
A disciplina que o jiu-jitsu exige faz parte da filosofia de vida que deve estar sempre voltada para a evolução, a confiança e o poder.
A melhor maneira de superar seus limites é estando do seu lado com a mente positiva voltada para  o seu potencial. Somente estando do seu lado com o pensamento positivo é que você conseguirá ultrapassar a suas dificuldades.
O âmago da filosofia do jiu-jitsu moderno é conquistar o oponente por todos os meios, usando o mínimo de força. Historicamente, o Jiu-jitsu antigo concentrava-se literalmente em aniquilar o oponente, o que levou ao desenvolvimento de muitas técnicas perigosas e fatais.



Karatê
O caratê / karatê ou karaté / caraté (em japonês karate, , karate-dō, "caminho da mão vazia"), é uma arte marcial japonesa, desenvolvida a partir do kenpō chinês (em particular o kung fu da China meridional) e de métodos autóctones de lutas das ilhas Ryūkyū. O caratê é predominantemente uma arte de golpes, como pontapés (chutes), socos, joelhadas e cotoveladas e golpes com a palma da mão aberta. Bloqueios de articulações, lançamentos e golpes em áreas vitais também são ensinados, dependendo do estilo. Um praticante de caratê é denominado "carateca" ou "karate-ka".
Karate foi originado na Índia ou na China, há aproximadamente doze séculos. A medida em que a arte foi sendo desenvolvida, estudada, cultivada e transmitida através das gerações, mudanças e contribuições foram somadas para a formação de diversos estilos de karate em evidência atualmente.
Há milênios já existiam formas de lutas sem armas, e na época dos samurais no Japão, não existia o conceito de esporte. os guerreiros praticavam artes marciais também como forma de exercícios físicos, através dos quais educavam a disciplina, a moral, o civismo e impunham a paz e a moral à sua Nação.
O grande responsável pelo desenvolvimento do karate, foi o mestre Gichin Funakoshi, que introduziu o karate como esporte no Japão e foi convidado pelo ministério da educação japonês, para dar aulas de karate nas escolas e universidades do país. O mestre Funakoshi pretendeu com seu método que visava a educação física como forma de defesa pessoal, aliada à filosofia dos samurais, mas com base científica, ajudar os estudantes em sua formação como homens e cidadãos úteis a sociedade, tudo isso, sem perder o verdadeiro espírito marcial da luta.
O karate foi considerado "arte divina" pela sua grande eficiência no combate real. Um dos fatos mais importantes para o desenvolvimento do karate, foi o surgimento do "karate-competição" como esporte. Nos anos 30 e 40, o karate começou a se espalhar pelo mundo.
Estes são os lemas do lutador de karate:
I- Esforçar-se para formação do caráter (Disciplina);
II- Criar o intuito de esforço (Determinação);
III- Respeitar acima de tudo (Respeito);
IV- Conter o espírito de agressão (Desapego);
V- Fidelidade para com o verdadeiro caminho da razão (Honra).
Funakoshi com 20 ensinamentos:
01- O karate inicia-se e termina com saudações.
02- No karate não existem golpes de agressão.
03- O karate apóia o caminho da razão.
04- Conheça-se a si próprio antes de julgar os outros.
05- A principio lapidar o espírito, depois a técnica.
06- Evitar o descontrole do equilíbrio mental.
07- A falha surge com a acomodação mental e física.
08- O karate não se limita apenas ao Dojo.
09- A essência do karate se descobre no decorrer da vida.
10- Dará frutos quando associado a vida cotidiana.
11- O karate é igual água quente: se não recebe calor constantemente ela esfria.
12- Não pense em vencer, mas não pense em derrota.
13- Mude sua posição conforme o tipo de adversário.
14- A luta depende do bom motivo da teoria In e You.
15- Imagina que seus membros são espadas.
16- Para o homem que sai do seu portão, existe milhões de adversários.
17- No princípio, seus movimentos são artificiais, mas com a evolução tornam-se naturais.
18- A prática de fundamentos deve ser correta. Enquanto em uso torna-se diferente.
19- Domínio do seu corpo na coordenação, na força, na velocidade e elasticidade.
20- Estudar, criar e aperfeiçoar-se constantemente.





Krav Maga
Criado por Lichtenfeld em Israel em 1940. A concepção do Krav Maga revela um caminho que permite qualquer um exercer o direito à vida, mesmo no cenário violento que nos rodeia. É a única  luta reconhecida mundialmente como arte de defesa pessoal e não como arte marcial.
Não há regras ou competições, pois sua técnica visa à legítima defesa em situações de perigo real. Com respostas simples, rápidas e objetivas para situações de violência do dia a dia, mostra ao cidadão comum como se defender, independentemente de condicionamento físico, idade ou sexo.  Com origem militar, sua aplicação nas forças de segurança já foi adotada por corporações do mundo inteiro por sua eficiência em combate.
Sua técnica visa impedir que o ataque atinja o alvo e ao mesmo tempo simplifica e aumenta a força dos movimentos do contra-ataque. Racionaliza matematicamente os movimentos de ataque e defesa, utilizando a transferência de peso e a força de explosão; potencializando a ação independentemente da força física.
Como a Física nos diz, força é igual à massa multiplicada pela aceleração. O golpe leva para o alvo o peso do corpo (aproximadamente 2/3 do peso), que certamente é muito maior que a força muscular do membro de qualquer pessoa que está aplicando o golpe.
O auto-controle é essencial em uma situação de agressão, tanto da mente quanto do corpo.  Através do treinamento, o aluno aprende a controlar seus seis sentidos (aguça os cinco sentidos e desenvolve o sexto, a capacidade de pressentir os movimentos antes de serem esboçados, percebendo o mundo à sua volta). Vários tipos de exercícios tornam o aluno capaz de controlar qualquer músculo do corpo. Se pensarmos no movimento como uma seqüência de fotos passando rapidamente de uma para outra, no Krav Maga desenvolvemos a percepção do movimento em sua primeira foto.
O movimento instintivo é exaustivamente trabalhado e essencial em situações de perigo, pois, além de ser muito rápido, independe do estado emocional: o cérebro ordena o movimento por reflexo.
Os Movimentos
Todos os movimentos do Krav Maga são montados sob a motricidade natural do corpo humano; e são muito simples, o que facilita a ativação de uma reação em situação de perigo e surpresa. Os movimentos são curtos e, por conseqüência, rápidos.
No processo pedagógico do aprendizado do Krav Maga, utilizamos um sistema de graduação por cores de faixas e em cada graduação encontramos diferentes exercícios com níveis gradativos de dificuldade. Já os cursos para o ramo de segurança, não obedecem a este sistema; seguindo uma divisão em módulos, específicos para cada tipo de trabalho.
É uma arte na essência da palavra, pois transmite ao praticante idéias e sentimentos. Ele cria um caminho de vida competitivo, onde o aluno compete consigo mesmo e alcança suas metas por si só. O treinamento estimula a vontade de se superar; não só fisicamente, mas em todos os aspectos do ser humano.
Coragem: enfrentar obstáculos, não importando a sua dimensão;
Equilíbrio emocional: controlar as emoções, não permitindo que o medo impeça a ação;
Paciência: uma mudança de postura em relação a vida e a si próprio: acontece gradativamente, cada um ao seu tempo;
Respeito: respeitar a si próprio e ao próximo, até mesmo o inimigo.


Boxe
O boxe ou pugilismo é um estilo de luta e esporte de combate que usa apenas os punhos, tanto para a defesa como para o ataque. A palavra deriva do inglês "to box", que significa "bater", ou "pugilismo" ("bater com os punhos"), expressão utilizada na Inglaterra entre 1000 e 1850. Utilizam-se luvas específicas para a prática. As regras do boxe são bem simples e na verdade bem poucas. Essa luta marcial consiste basicamente em atingir o adversário utilizando apenas os punhos. No boxe profissional cada luta conta com 10-12 rounds, de 3 minutos cada um e 1 minuto de intervalo. Cada luta possui 5 árbitros, dos quais somente um participa da luta de dentro da lona.
Os pontos no boxe são conquistados a medida que os competidores  acertam o torso corporal do seu adversário, assim como a frente e a lateral da cabeça. Os braços não valem pontos. A vitória é do competidor que mais pontos conseguem ou que nocauteia o adversário. Nocaute é quando um dos participantes é golpeado e toca a lona com qualquer parte do seu corpo (menos os pés). O mesmo ocorre se o lutador cair fora do ringue ou se segurar nas cordas.
A partir disso o juiz conta até 10 segundos para que o boxeador nocauteado se levante. Caso não o faça, será o perdedor. Ainda assim, se o lutador levanta e o juiz acreditar que este não tem mais condições de lutar, será o fim da competição.
Para vencer uma luta de boxe, o boxeador deve golpear mais e melhor que seu adversário nos rounds estipulados.
As lutas tem entre quatro a doze rounds de três minutos cada. Nos jogos olímpicos, as lutas são disputadas em apenas quatro rounds de dois minutos.
Cada luta profissional tem um grupo de cinco jurados.
O saco de treino pesa entre quarenta e cinquenta quilos. É feito de couro e recheado de serragem ou raspas de pneu. A punching ball, menor do que o saco normal, pesa entre trezentos e quinhentos gramas
Golpes
Jab ou jabe: Golpe frontal com o punho que está a frente na guarda. Embora seja geralmente usado para afastar o oponente ou para medir a distancia, ele pode nocautear;
Direto: Golpe frontal com o punho que está atrás na guarda. É um golpe muito rápido e forte;
Cruzado (cross): Tão potente quanto o direto, porém o alvo é a lateral da cabeça do adversário. O cruzado termina seu movimento com o braço flexionado, diferentemente do direto;
Hook ou gancho: Desferido em movimento curvo do punho, atingindo lateralmente a cabeça ou abdome, dificultanto a defesa do oponente. Difere do cruzado pela distância que é aplicado, próximo e contornando a guarda adversária;



Capoeira
A capoeira é uma expressão cultural Afro-brasileira que mistura luta, dança, cultura popular, música. Desenvolvida no Brasil por escravos africanos e seus descendentes, é caracterizada por golpes e movimentos ágeis e complexos, utilizando os pés, as mãos, a cabeça, os joelhos, cotovelos, elementos ginástico-acrobáticos, e golpes desferidos com bastões e facões, estes últimos provenientes do Maculelê. Uma característica que a distingue da maioria das outras artes marciais é o fato de ser acompanhada por música.


Taekwondo
O taekwondo é uma mistura de Hwarang-Do (Do significa "caminho", em todas as artes marciais orientais) usado pela elite Hwarang para proteger o reino de Silla, no ano 50 a.C, com Taekkyon, uma antiga arte usada pelos samurangs - espécie de samurai coreano. Na arte do Hwarang-Do eram muito usadas as pernas, e um tipo de bastão chamado kwan, além de naginatas, também muito comum na China. No Taekkyon também eram usados muitos golpes com as pernas, e também se treinava com as Haidongs - tradicional espada coreana, parecida com a katana japonesa - além de arcos e flechas. Em torno de 60 a.C os membros do reino de Koguryo, satisfeitos com a arte usada para proteger o reino de Silla, decidiram criar uma arte melhor e mais forte - foi aí então que os nobres da elite aprenderam as antigas artes do Hwarang-Do e do Taekkyon, assim fundindo as duas e criando o taekwondo. Alguns dos golpes usados são o "Chute Cavalo", o "Chute Tornado" e o "Enforcamento com as pernas".




Kali
O kali filipino é uma arte marcial baseada no uso de duas varas de bambu para se defender e atacar. Enquanto alunos de vários tipos de artes marciais devem dominar a disputa corpo a corpo antes de usar qualquer arma, o kali filipino ensina primeiro a usar armas de luta. É  a letal arte tribal das ilhas filipinas,que era ensinada de guerreiro para guerreiro, de pai para filho, para protegerem suas famílias, e também para a guerra. Tendo o foco principal o uso de armas, como bastões e facas.



Ninjitsu
A arte marcial japonesa ninjitsu surgiu há mais de 800 anos e foi desenvolvida como uma oposição às regras do samurai. Os camponeses não tinham permissão de dar um golpe em um samurai - o desrespeito podia ser punido com pena de morte. Os Ninjas eram um grupo inferior treinado nas artes da guerra - incluindo luta sem armas, esgrima, armamentos, camuflagem e fuga. A tradução da palavra "ninja" como "ladrões" em inglês revela a especialidade deles em operações secretas como espionagem e assassinatos. O treinamento também era espiritual, com o objetivo de levar seus corpos e mentes ao limite. Não subordinados aos códigos morais do samurai, eles desenvolveram venenos, armadilhas e até explosivos para usar contra seus adversários. "A Ciência das Lutas" revela que um arremesso do ninjitsu chega ao adversário com o impacto de um tiro de bala de borracha de uma espingarda. Nenhuma outra arte marcial do mundo é cercada por tantos mistérios e tantos segredos, devido ao próprio comportamento dos ninjas e das crenças populares. O fato é que o Ninjitsu não é como as outras artes marciais. O sistema de combate do Ninjitsu é mais parecido com o que você vê sendo utilizado por soldados das Forças Especiais do exército, com uma grande ênfase na formação espiritual e esclarecimentos sobre o funcionamento universal.
O ninja era, e ainda é, um espião especializado em diferentes áreas, como combate, assassinato, espionagem, manipulação, sobrevivência, sabotagem e reconhecimento de terreno. O trabalho era tão perigoso que a maioria dos ninjas morriam jovens.

                                                   

Luta greco-romana
O objetivo é imobilizar os dois ombros de um adversário até a rendição. A luta greco-romana tem estilo e técnica únicas, quando comparada a outras formas de luta; uma característica da luta greco-romana são a luta com as mãos – a habilidade de controlar e manipular as mãos e braços do adversário para ganhar vantagem durante uma contração dos membros superiores, são movimentos empregados pelos lutadores greco-romanos durante uma disputa. Os atletas desta modalidade são geralmente muito fortes pois a luta greco-romana exige bastante dos membros superiores. Como o estilo proíbe ataques e golpes abaixo da cintura os competidores são encorajados a ataques de projecção do adversário ao chão, desde que os competidores não podem usar as pernas para prevenirem serem atirados.




Sumô
É uma luta de competição japonesa, em que dois atletas competem num ringue circular onde o primeiro a tocar o chão com qualquer parte do corpo exceto os pés ou pisar fora do rimgue  perde a luta. também perde a luta se aplicar algum golpe proibido. O sumô é bastante antigo e, apesar de ser um esporte, conserva rituais xintoístas. É a luta que quanto mais pesado melhor.
Golpes O objetivo é tirar o rival do círculo ou jogá-lo no chão
Hatakikomi
Sair do caminho para deixar o oponente desabar no chão
Tsuridashi
Carregar o adversário pelo "cuecão" até tirá-lo do círculo
Uwatenage
Jogar o oponente por cima do ombro, como no judô



Luta livre esportiva
Os Princípios Básicos da luta é preferencialmente uma luta de submissão onde um dos adversários tenta por meio de chaves, estrangulamentos e torções, fazer com que o oponente desista do combate, conforme é regulamentado.História: De acordo com escavações arqueológicas de George Smith em 1872, a Luta Livre Esportiva tem suas raízes na civilização Suméria na Mesopotâmia onde foram encontrados vestígios que remontam a aproximadamente 5.000 AC, como por exemplo a Epopéia de Gilgamesh, que descreve com riqueza de detalhes uma luta. No Egito foram encontrados afrescos de 2.500 AC no templo de Beni Hassan, onde aparecem pessoas em posições de luta utilizadas ainda hoje na Luta Livre Esportiva. A luta foi utilizada inicialmente como forma de defesa pessoal durante as batalhas, para que os soldados continuassem a lutar mesmo depois de desarmados, assim sendo desde os sumérios, assírios, egípcios e macedônios. Foi na Grécia onde começaram as transformações na luta, passando a ser disputada com regras e ensinada para as crianças nas palaestras (locais onde os cidadãos gregos aprendiam filosofia e praticavam exercícios físicos) de Atenas a partir dos 7 anos de idade, juntamente com os pensamentos filosóficos como forma de educação e melhora da destreza. Na Grécia antiga a luta teve seus maiores avanços no aspecto técnico durante toda a antiguidade, sendo derivada de uma luta arcaica denominada Alindesis ou Culisis. Em depoimento público da filha, Verônica Hatem, a partir da década de 1920 no clube ACM do Rio de Janeiro, foi através de Euclydes Hatem que a LLE começou a se desenvolver no Brasil, onde obteve bastante destaque através da família Brunocilla e com o Mestre Roberto Leitão, um dos maiores expoentes da luta de chão sem kimono no mundo. Hoje em dia seu maior reduto está no Brasil, apesar de existirem focos em outros países.
Luta livre esportiva é a versão de competição. É mais fácil descrever como "No-Gi submission grappling". Nas competições de luta livre esportiva, só são permitidas técnicas de grappling para subjugar o adversário. Para este tipo de competição, é importante elaborar estratégias e executar tranqüilamente os movimentos.
Luta livre vale-tudo é uma versão da luta livre muito semelhante a um combate livre. Além da componente do grappling de luta livre, os profissionais também podem executar socos, chutes, joelhadas e cotoveladas. Estes componentes são utilizados para fazer a transição para o chão (quedas), como no MMA. Luta livre vale-tudo é provavelmente uma das mais semelhantes artes marciais em comparação com a atual MMA.
Luta livre T36 inclui 36 habilidades de luta livre para finalizar uma situação de combate real, por estrangulamentos e chaves nas articulações do adversário. É um programa especial com uma gameplan estruturado para o grappling, MMA e qualquer tipo de situação de combate real, como a defesa pessoal.


Luta marajoara
É um estilo brasileiro praticado no norte do Brasil, principalmente nas festividades dos povoados do arquipélago do Marajó. Trata-se de um combate corpo-a-corpo, que ocorre na argila para reduzir o risco de lesões, onde o objetivo do combate é manter o oponente de costas no chão. Criado pela tribo Aruã, extinta pelas lutas e doenças trazidas pelos primeiros colonizadores a chegarem à região; Sofreu Influência de escravos africanos; foi inspirada na luta de búfalos; Surgiu com os amistosos confrontos entre os vaqueiros ao final de um dia de trabalho. Atualmente existem as lutas marajoara tradicional e desportiva. A tradicional é a praticada nas fazendas da região e a desportiva conta com organismos que regulamentam a prática, defendem as regras e organizam campeonatos. Não existe graduação.



Aikido
O Aikido é uma arte marcial que tem características muito peculiares. São elas:
O Aikido não é praticado como uma forma de combate, pois esta arte foi criada para ser utilizada como um recurso de defesa pessoal. No entanto, a sua natureza pacífica não deve ser confundida com uma natureza fraca e passiva, pois os golpes desta arte marcial podem causar sérios danos físicos ao agressor se forem realizados com essa finalidade.
O Aikido tem como princípio capital a não-agressão (ao contrário de outras artes marciais, como por exemplo, o vale tudo) e o partir em busca das melhores soluções pacíficas para os conflitos existentes, independentemente destes se desenrolarem no interior ou exterior de um indivíduo. O termo em si é composto por três elementos que apresentam um significado específico: Ai (harmonia), Ki (energia) Do (caminho).
É uma arte marcial que se distingue pela sua subtileza, eficácia e complexidade técnica, uma vez que se aproveita da força do oponente para anular os seus próprios ataques, isto é, utiliza a força que é empregue nos golpes dos adversários contra eles próprios.
Os movimentos da arte da paz são baseados em três figuras geométricas: o triângulo, o círculo e o quadrado. Um praticante deve desenvolver uma postura triangular, pois é a que é mais estável e representa a geração de energia e o poder de iniciativa. O círculo simboliza a união, serenidade e a perfeição e é fonte de técnicas ilimitadas. No que diz respeito ao quadrado, ele retrata a base sólida do controlo que o praticante exerce sobre os seus adversários. Os movimentos do quadrado são os mais difíceis de executar, mas também são os mais sólidos e consistentes.
Trata-se de uma disciplina marcial que desenvolve a autoconfiança, a serenidade e o bem-estar de todos os seus praticantes. Como tal, os aspetos que são mais trabalhados são a atenção, o olhar, a respiração e a atitude.
No plano físico, o Aikido melhora a capacidade aeróbica, a flexibilidade do corpo, resistência muscular e a coordenação de movimentos. No plano psicológico, permite a redução dos níveis de stress, melhora a concentração, disciplina e intuição de todos os praticantes.
Na prática do Aikido não existe uma relação de vencedor/vencido, pois a essência desta arte marcial passa pela criação de um resultado positivo e pacífico, sem causar prejuízo a qualquer uma das partes envolvidas no conflito.
O Aikido não promove qualquer tipo de competição ou torneio, pois assim evitam-se comparações desnecessárias entre os seus praticantes. Aos praticantes incute-se apenas a obrigação de superar as suas maiores dificuldades e o enfrentar dos seus medos principais.




Esgrima
A esgrima tem origem nos antigos combates com espadas. Seu surgimento como esporte, porém, data da Idade Média, quando os nobres europeus abriram seus salões de armas e começaram a formar corporações de mestres em espadas.
Aos poucos, as técnicas foram se desenvolvendo e ficando mais parecidas com as atuais. As espadas passaram a ser mais leves para evitar acidentes e, a partir do século XVIII, os esgrimistas começaram a usar máscaras de proteção.
Com o apoio de Pierre de Coubertin, o idealizador dos Jogos Olímpicos da era moderna, a esgrima entrou no programa das primeiras Olimpíadas, em 1896, na Grécia, mesmo antes que fosse organizada uma federação da modalidade, o que só viria a acontecer em novembro de 1913. Desde então, é reconhecido como um dos esportes mais tradicionais da competição.
O objetivo é tocar o adversário sem ser tocado, utilizando, para isso, uma série de golpes. As armas usadas em combate são a espada, o florete e o sabre, feitas em material flexível e aneladas eletronicamente para que a máquina marque os pontos.
O combate começa com os lutadores a uma distância de dois metros um do outro e só termina quando um dos esgrimistas dá cinco toques em seu oponente ou quando se passarem quatro minutos jogados. Na fase eliminatória, um assalto vai até 15 toques ou nove minutos com intervalos de 1 minuto a cada três minutos jogados.
Antigamente não existiam sensores eletrônicos para marcar os golpes e os pontos, por isso o esgrimista gritava touché! (toquei!) para dizer que tinham acertado o adversário. O uso das roupas brancas tem o mesmo motivo: as armas eram mergulhadas em tintas para os golpes ficarem registrados na roupa e facilitar o trabalho dos juízes.
Os atletas usam para sua proteção máscara com uma malha feita em aço inoxidável, luva de couro, que reveste a mão e o antebraço, colete de cânhamo ou náilon, usado sob a jaqueta para defender o tórax.





Kickboxing
Kickboxing refere-se a um grupo de artes marciais e esportes de combate em pé baseados em chutes (em inglês: kick) e socos (em inglês: boxing).
O kickboxing geralmente é praticado para a defesa pessoal, condicionamento físico geral, ou como um esporte de contato.
Num sentido amplo, há várias artes marciais nomeadas como kickboxing, incluindo o adithada (boxe indiano), lethwei (boxe birmanês), assim como o savate (boxe francês). Num sentido restrito, o termo kickboxing é associado ao kickboxing japonês, ao kickboxing americano e estilos ou regras spin-off.
O kickboxing no sentido restrito, muitas vezes confundido com o muay thai (boxe tailandês). Ambos são semelhantes, contudo o foco do lutador durante a luta é diferente. Nas regras do muay thai, tem os golpes de cotovelos a mais. Já os golpes de joelhos são permitidos tanto no muay thai como na modalidade do Kickboxing.


Full contact
O Full Contact é uma arte marcial que combina agilidade, flexibilidade, velocidade e muita determinação. Formado por uma combinação de golpes de braços e pernas, possui um estilo agressivo e golpes que são aplicados com muita precisão e força. Esse estilo é baseado em técnicas muito apuradas que combinam chutes dos mais variados com socos do boxe inglês, além de socos giratórios. O Full Contact é um estilo que surgiu nos Estados Unidos por volta do ano de 1970, onde hoje faz parte de um dos maiores estilos de artes marciais em todo o mundo.
Regras e normas para os combates de Full Contact pela C.N.K.F.B.:
  • Obrigatório 8(oito) chutes por round;
  • É válido o soco giratório nos combates;
  • Evitar o clinch para não ser desclassificado;
  • Todos os competidores devem usar calça de Full Contact de qualquer cor, podendo estar escrito tanto a palavra Kick Boxing ou Full Contact na perna, ou se preferir a calça pode estar lisa, sem nenhuma escrita;
  • Os competidores devem estar com sua filiação paga em dia, referente ao ano da Confederação;
  • As academias devem estar com o alvará de filiação em dia perante a Confederação;
  • A taxa para as competições da Confederação deverá ser paga com antecedência, e enviada juntamente com a ficha de inscrição.
Regras para competições entre amadores
  • Obrigatório o uso de capacetes, luvas de boxe, botinhas de full contact próprias do estilo, caneleira, protetor bucal, coquilha por baixo da calça;
  • Obrigatório usar camiseta da academia ou da Confederação nos combates;
  • Proibido lutar sem camisa (somente em lutas profissionais);
  • Faixas pretas devem lutar com a faixa preta na cintura, identificando o seu grau de conhecimento.




Hapkido
 O Hapkido é uma arte marcial originária da Coréia, com mais de 300 anos de existência. Como defesa é considerada uma das mais completas artes marciais, com mais de 10.000 golpes, entre chutes, socos, cotoveladas, projeções, torções, estrangulamentos, chaves, etc. Como terapia desenvolve disciplina, libera e equilibra a mente e o corpo.
Como auxílio no dia a dia, ajuda na educação de seus filhos, no desenvolvimento dos adolescentes, e deixa a mente aberta para os negócios. Enibe tendência a drogas, alcoolismo, timidez e agressividade. Recomendado para ambos os sexos, a partir dos 12 anos aos 70 anos de idade...

Regras do Hapkido:
2º Respeitar o instrutor e meus superiores.
3º Nunca fazer mau uso do Hapkido.
4º Construir um mundo mais pacífico.
5º Ser campeão da liberdade e da justiça.
                    
O Hapkidô ou Hapkido é uma arte marcial coreana especializada em defesa pessoal, e aprendizado de técnicas de socos, chutes, rolamentos, escapes, esquivas, torções, técnicas de alongamento e respiração, além de englobar técnicas com armas diversas como bastões, espadas, bengalas, facas, leques. Essa arte marcial também ensina seus praticantes a auto defesa com praticamente qualquer objeto.
Além de tecnicas de luta, o faixa preta em Hapkido é um Terapeuta, pois o Hapkido tem em seu treinamento o conhecimento de pontos de acupuntura e massagem, pontos que são utilizados em tecnicas de imobilização causando muita dor no adversário, mas que tambem são utilizados em tratamentos e terapias.




Kempo
Diz um ditado que, no tempo de uma pétala de rosa cair ao chão, um praticante de Kempo deveria realizar mais de mil movimentos.
Kempo é a arte voltada para a agressividade e fortalecimento corporal, vinda da observação de movimentos dos animais, que tornou essa como uma forma de luta natural de agressividade. A filosofia do Kempo é buscar a naturalidade do corpo em união com sua agressividade.
Esta forma violenta de luta corporal foi desenvolvida para fins de guerra, e por isso foi posteriormente proibida no Japão, ficando restrito somente às aldeias que tinham como finalidade a prática marcial como meio de arte de guerra.  
O nome da arte pode ser traduzida para o português da seguinte forma:
Kem - punhos 
Po - método, modelo
O "método dos punhos" objetiva a sobrevivência a todo custo, sendo considerada por muitos, uma prática de extrema violência, já que deriva de movimentos de animais, como os da luta pela sobrevivência entre os ferozes seres das matas.  
Pode-se imaginar a junção naturalidade e ferocidade de um tigre que busca o seu alimento vivo, como por exemplo um antílope. Foi por meio de inspiração dessa perfeição da natureza que os grandes mestres da antiguidade buscaram desenvolver o corpo para a preparação diante da guerra.  


Thai chi chuam
Tai chi chuan (em chinês: 太極拳 pinyin: Tàijí quán) é uma arte marcial interna chinesa, categoria nomeada em chinês de neijia (內家).
Este estilo de arte marcial é reconhecido também como uma forma de meditação em movimento. Os princípios filosóficos do tai chi chuan remetem ao taoísmo e à alquimia chinesa. A relação de yin e yang, os cinco elementos, o ba gua (Oito Trigramas), o Livro das Mutações (I Ching) e o Tao Te Ching de Lao Zi são algumas das principais referências para a compreensão de seus fundamentos. Os textos clássicos do Tai Chi Chuan escritos pelos mestres orientam a:
Vencer o movimento através da quietude (Yi Jing Zhi Dong)
Vencer a dureza através da suavidade (Yi Rou Ke Gang)
Vencer o rápido através do lento (Yi Man Sheng Kuai)
O tai chi chuan tem suas raízes na China, sendo atualmente uma arte praticada no mundo todo. É apreciado no ocidente especialmente por sua relação com a meditação (tao yin) e com a promoção da saúde, oferecendo aos que vivem no ritmo veloz das grandes cidades uma referência de tranquilidade e equilíbrio.
Yang Chengfu na postura do tai chi conhecida como chicote (tan pien), c. 1918.
Os criadores do tai chi chuan basearam sua arte na observação da natureza - não apenas na observação dos animais, mas no estudo dos princípios da interação entre os diversos elementos naturais.
Como somos parte desta natureza, o conhecimento destes princípios e de como atuam dentro de nós, estudados pela medicina tradicional chinesa, revelam o tai chi como uma fonte efetiva de energia que encontra-se em nosso interior, situada na região do corpo nomeada pelos chineses de dantian médio.





Qwan Ki Do
Os 10 Princípios Fundamentais:
 Os praticantes  se comprometem à adaptar-se aos 10 princípios abaixo:
 1- Alcançar o alto nível técnico, as virtudes morais ensinadas pelo Qwan  Ki Do.
 2- Desenvolver o Q.K.D. segundo as nobres tradições milenares  transmitidas pelos mestres.
3- Ficar unido, respeitar os graduados e os dirigentes, provar a verdadeira fraternidade entre os membros.
4- Aplicar rigorosamente os regulamentos da Federação.
5- Respeitar todos os estilos das outras escolas e só fazer uso da arte marcial em caso de legítima defesa.
6- Ser assíduo ao curso. Cultivar a grandeza da arte marcial pelo respeito em relação aos seus professores.
7- Considerar a prática dos combates das artes marciais e os assaltos livres como um meio de progredir e não como um fim em si.
8- Fazer prova  da honestidade, simplicidade e de retidão  da alma.
9- Cultivar o corpo e o espírito para seu próprio bem e dos outros.
10- Cultivar a confiança em si, a perseverança, a vontade, a modéstia e a  tolerância. 
A  Filosofia do  Qwan Ki Do
- Harmonia entre a força e a agilidade.
- Evolução permanente do corpo e do espírito.
- Equilíbrio do homem com ele mesmo.
- Equilíbrio do homem com a natureza.
- Fraternidade entre os  seres humanos.
- Coragem, responsabilidade, sinceridade, lealdade, bondade, cortesia e serviabilidade.
No Qwan Ki Do  é necessário " SER FORTE PARA SER ÚTIL", mas também ter a formação do homem verdadeiro e não somente do homem forte.
O Caminho da Serenidade no Qwan Ki Do
Praticar o Qwan Ki Do é estar dentro de um método onde a amizade está acima de todas as considerações raciais, políticas e religiosas.Ser praticante de Qwan Ki Do é ser capaz de assumir a responsabilidade diante dos outros e de si mesmo, é estar consciente do destino humano e buscar constantemente o equilíbrio entre todas as coisas.A perseverança, à vontade e a modéstia devem ser os valores do praticante.
 Conhecer a si mesmo é uma bagagem preciosa para o acesso ao caminho da serenidade.
“O caminho é longo, as raízes são amargas, mas o fruto é doce”.




3 comentários:

  1. Olá, sou Hugo Murilhas, fotografo e ex-praticante Português de Luta Greco-Romana e Luta Livre Olimpica, e ex-campeão nacional da modalidade, reparei que usou uma das minhas fotos para ilustrar, obrigado! Queria fazer um reparo entre as duas imagens, tal como descreveu, e bem, o estilo greco-romano apenas usamos o tronco em combate e não é realizado nenhum ataque aos membros inferiores, qualquer tipo de rasteira ou uso das pernas está interdito. Na luta feminina é usado o estilo livre onde é permitido o contacto total em combate, tal como demonstra a minha foto. Muitos parabéns pelo seu trabalho!

    ResponderExcluir
  2. Hugo, obrigada pela visita no blog. Você contribuiu e muito para com os professores de Educação Física que utilizam do blog, para que possam levar um pouco de conhecimento referente as lutas a nova geração.
    Obrigada mesmo.

    ResponderExcluir
  3. Quando vc fala sobre muay thai vc posta um quadro com movimentos de muay thai boran, queria muito esse quadro completo. Vc sabe onde posso encontrar. Muito bom seu blog. um abraço
    responde pelo; soaresvinicius@hotmail.com

    ResponderExcluir