terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Peteca

Peteca é uma grande companheira do professor de educação física do ensino fundamental I, por ser de fácil construção e custos baixos e propicia inumeras vantagens educacionais com sua utilização. No entanto anda esquecida nas rodas de brincadeiras das crianças e nas escolas.

Segundo Wikipédia , a Peteca tem origem indígena-brasileira. Hoje é um esporte mundial, com regras e tudo mais. Na minha infancia conheci a peteca feita de palha de minho e pena de galinha e a diversão era garantida. Pode ser praticada como recreação, cooperação ou competição. Pode ser praticada em espaços pequenos, com grama, piso, areia ou terra e o numero de participantes pode variar, claro que fora das regras oficiais.
Pra fazer uma peteca não tem segredo, uzando a criatividade pode variar o material, desde que a base fique bem mais pesada. POdemos Utilizar tecido, feltro, e.v.a, palha e o que mais sua criatividade permitir. Algumas idéias que encontrei na internet vou postar a seguir. 


Peteca de jornal
 Materiais: Jornal e Fita crepe
Modo de fazer: Separe a folha de jornal em duas partes. Amasse uma delas para fazer uma bola. Faça tiras nas duas pontas da outra. Coloque a bola no centro dela para que a peteca tenha peso. Envolva a bola de jornal com esta folha e em seguida feche-a com fita crepe, deixando as tiras para cima.
Peteca Indígena
Materiais: 4 pedrinhas bem pequenas,1 palha de uma espiga de milho (você deve retirar 2 capas inteiras), Folhas grandes de árvores, que você encontrar caídas pelo chão.
Modo de fazer:
 - Junte as folhas de árvore,fazendo uma trouxinha.
 - Dentro da trouxinha coloque as 4 pedrinhas.
 - Antes de fechar, coloque uma das capas da espiga de milho virada para cima.
 - Desfie a palha que ficou virada para cima como se fossem penas.
 - Amarre a trouxinha de milho, juntando-a como se fosse um barbante.






Gostei ! É fácil de fazer.

 
1º Risque e corte os moldes no E.V.A


2º Enrole o risco número 1 e introduza-o na base redonda com furo no meio, cole com cola quente os recortes do E.V.A na base na parte de dentro.

 3º Cole esta superfície redonda à outra pela borda (somente até a metade)



4º Coloque mais ou menos duas colheres de areia em um balão e amarre-o
5º Introduza o balão na base redonda e, então, feche-a por inteiro 


 6º Cole o risco número três em volta da parte de cima da peteca fazendo o acabamento


7º Decore com cola quente, papéis coloridos, E.V.A e outros.

Agora vamos a parte pedagógica
Participando de uma atividade com peteca, a criança está: Aprimorando a sua capacidade psicomotora, desenvolvendo a coordenação motora, o equilíbrio, a lateralidade,  a consciência corporal e a concentração. Além de ser uma atividade prazerosa, a criança está sendo estimulada em todas as valências físicas.Deixe a criança manuzear o brinquedo e descobrir as possibilidades que a peteca oferece.

Como brincar com seus alunos:
  1. Permita que a criança manuzeie e explore as possibilidades de movimento com a peteca.
  2. Oriente como bater e rebater e realize exercícios do tipo estafeta.
  3. Forme grupos, organizados em círculo.
  4. Ainda em círculo, proponha a pronuncia das letras do alfabeto, inicindo do A, quando a peteca cair, todos precisam dizer palavras com a letra( nível de alfabetização).
  5. Em duplas com uma peteca.
  6. Desenhe um campo no chão e divida a sala em duas grandes equipes para uma competição. pode-se utilizar o campo de voleibol e as regras podem ser criadas por você.
  7. Num outro momento proponha a criação de novas regras.
Divirta-se com a criançada! Boa Aula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário