Como proposta para trabalhar as brincadeiras populares com os alunos do ensino fundamental séries iniciais, proponho que sejam organizadas pesquisas, com o objetivo de resgatar as brincadeiras utilizadas pelos familiares quando crianças. Mãos a obra:
1. Proponha aos alunos uma pesquisa, disponha um pequeno questionário para ser preenchido pela criança ou familiar entrevistado. Marque a entrega para a próxima aula.
Pesquisa: Brincadeiras Antigas |
Nome do entrevistado: |
Parentesco: |
Quais as brincadeiras preferidas da sua infância: |
Como se brinca: |
2. Recolha as fichas, coloque os alunos em círculo num lugar agradável se possível e comece a ler e comentar com os alunos sobre as entrevistas feitas. Certamente a curiosidade vai gerar muitas perguntas, outros irão comentar que seu avô também brincou disso, e assim por diante. Essa conversa é de suma importância e necessária para o processo de aprendizagem. Mesmo que alguns alunos esqueçam, vai ter muita brincadeira pra ler. Anote todas num quadro, pois, dentro da mesma brincadeira podem surgir variações bem interessantes.
Brincadeira | Descrição | Materiais |
3. Selecione as brincadeiras que se encaixem de acordo com a realidade da sua escola e que sejam interessantes para o desenvolvimento do seu aluno, e realize algumas aulas práticas utilizando as brincadeiras que os pais e os avós brincavam. Se for possível, pode trazer um pai ou avô para ser entrevistado pelos alunos e contar como era brincar.
4. Depois de algumas aulas de prática de brincadeiras, chegou à hora de catalogar. Peça aos alunos para desenharem os brinquedos e brincadeiras para que você possa Scaniar e montar um livro de brincadeiras onde cada criança pode levar para casa com seu nome de co-autor.
Muito Bacana!
Nenhum comentário:
Postar um comentário