Foi implantado na Escola Gonçalo Vieira, diante do índice de notas baixas, dependência, reprovação, bem como o desinteresse dos alunos pela disciplina foram os fatores que levaram a criação do projeto. Foi considerada a pluralidade cultural da clientela escolar, bem como as condições estruturais.
O objetivo maior foi estimular o interesse pela Disciplina educação física e com isso diminuir o índice de dependência, respeitar a aptidão do aluno, promover educação através do lúdico, promover uma educação física de qualidade, reflexiva e cooperativa. Bem como a promoção da democracia na escola.
1. Oferecimento das Modalidades: futsal, voleibol, handebol, dança, ginástica, teatro, etc.
2. Inscrição do aluno na modalidade.
3. Montagem das turmas e do horário.
4. Cada modalidade deverá explorar o conhecimento do assunto desde a história, fundamentos, relação com a sociedade, tipos, textos reflexivos, etc.
5. Coleta de informações, por amostragem, dos alunos e comunidade escolar, para avaliar o projeto.
Considerações para o sucesso
1. Movimento sem reflexão, não caracteriza a Educação Física.
2. Trabalhos: Como produzir trabalhos escolares que não se caracterizem cópia ou xérox? Atende aos objetivos? O aluno aprende? Qual a função? Quem faz o trabalho?
1. Movimento sem reflexão, não caracteriza a Educação Física.
2. Trabalhos: Como produzir trabalhos escolares que não se caracterizem cópia ou xérox? Atende aos objetivos? O aluno aprende? Qual a função? Quem faz o trabalho?
3. O aluno pode mudar de modalidade após cada bimestre após avaliações.
4. Esporte de rendimento ou Educação Física Formadora.
O resultado da Avaliação do projeto foi esse:
O projeto de educação física atendeu a sua expectativa?
85% sim
15% não
Você esta satisfeito com a modalidade que escolheu?
94% sim
06% Não
Você pode afirmar que aprendeu algo novo em suas aulas?
88% sim
12% Não
Você está motivado a participar das aulas?
97% sim
03% Não
O comprometimento de toda a escola foi fundamental ao Projeto.
Parabéns Escola Gonçalo Vieira