Educação Infantil e Ensino Fundamental I
Planejamento de Educação Física
Objetivos:
· Proporcionar aos alunos a participação de atividades corporais visando a ampliação da cultura de movimento, respeitando as suas características físicas, suas limitações, sem descriminar por características pessoais, físicas, sexuais ou sociais.
· Estimular a participação, o respeito, o companheirismo e a socialização, bem como a situação onde ele possa refletir e buscar soluções junto aos demais.
· Utilizar-se da corporeidade como instrumento norteador do autonomismo, do saber pensar, fazer e sentir, criando novas possibilidades e limites individuais.
· Ampliar as capacidades de aprendizagem lúdica através de jogos e brincadeiras que propiciem o movimento, o desenvolvimento motor, cognitivo e afetivo-social, e estabelecer a importância do respeito às regras dos jogos e/ou brincadeiras e principalmente ao próximo.
· Proporcionar a vivência em diferentes atividades estimulando o aprendizado.
Objetivos Específicos:
A Educação Física desenvolve capacidades cognitivas, psicomotoras e afetivas. Para uma melhor compreensão dos objetivos, a educação física é dividida em três domínios:
Domínio Cognitivo: Trabalha as capacidades intelectuais.
Domínio Afetivo: trabalha as mudanças de comportamento, interesses e atitudes.
Domínio Psicomotor: enfatizam as habilidades motoras.
Avaliação:
· Enfrentar desafios corporais em diferentes contextos como circuitos, jogos e brincadeiras (se o aluno demonstra segurança para experimentar, tentar e arriscar).
· Participar das atividades respeitando as regras e a organização.
· Interagir com os colegas sem estigmatizar ou discriminar por razões físicas, sociais, culturais ou de gênero.
· Demonstrar interesse em aprender a atividade proposta.
Educação Infantil
1º Bimestre
Ginástica
- Introdução aos elementos básicos ginásticos.
- Elementos da coordenação motora básica: correr, saltar, equilibrar, girar, rolar.
- Elementos da coordenação motora específica: lateralidade, arremessar, óculo-manual, óculo-pedal, espaço-temporal.
- alongamento e relaxamento
- Ginástica Aeróbica: com movimentos naturais e do cotidiano.
2° Bimestre
Atividades rítmicas
- Brinquedos cantados
- Cantigas de Roda
- Dança Folclórica
- Dança Típica
- Dança e movimentos expressivos.
3º Bimestre
Jogos
- Jogos recreativos
- Jogos cooperativos
- Jogos de estafeta
4º Bimestre
- Brincadeiras populares
1º, 2º e anos do ensino fundamental
1º Bimestre
· Ginástica
- Introdução aos elementos ginásticos: corridas, saltos, giros, rolamentos, e equilíbrios.
- Alongamento e relaxamento.
- Ginástica Aeróbica: com movimentos naturais e do cotidiano.
2° Bimestre
- Atividades rítmicas
- Brinquedos cantados
- Cantigas de Roda
- Dança Folclórica
- Dança Típica
- Dança e movimentos expressivos .
3º Bimestre
- Jogos
- Jogos recreativos
- Jogos cooperativos
- Jogos de estafeta
4º Bimestre
- Esporte
- Iniciação ao atletismo: corrida, salto e arremesso.
- Brincadeiras populares
3º e 4º anos do ensino fundamental
1º Bimestre
· Iniciação às Ginásticas Olímpicas (Solo, Estrela, Parada c/ 2 apoios, Parada c/ 3 apoios, Utilização dos aparelhos – Plinto,Trampolim, Barra, Trave)
- Ginástica: alongamento e aeróbica.
- Ginástica: localizada (visando perceber as capacidades do corpo)
- Ginástica acrobática
2º Bimestre
- Dança com músicas diversas.
- Dança de diferentes etnias
- Atividades Rítmicas (Ritmo, Música, Movimento, Percussão corporal e Utilização de materiais (bexigas, sucatas, pandeiros, lenços, entre outros)).
3º Bimestre
- Jogos pré-desportivos
- Jogos de Raciocínio
- Jogos Cooperativos
- Jogos de Estafeta
4º Bimestre
- Esporte
- Iniciação ao atletismo
- Iniciação do handebol
- Brincadeiras Populares
5º ano do ensino fundamental
1º Bimestre
· Iniciação às Ginásticas Olímpicas (Solo, Estrela, Parada c/ 2 apoios, Parada c/ 3 apoios, Utilização dos aparelhos – Plinto,Trampolim, Barra, Trave)
- Ginástica: alongamento e aeróbica.
- Ginástica: localizada (visando perceber as capacidades do corpo)
- Ginástica acrobática
2º Bimestre
- Dança com músicas diversas.
- Dança de diferentes etnias.
- Atividades Rítmicas (Ritmo, Música, Movimento, Percussão corporal e Utilização de materiais (bexigas, sucatas, pandeiros, lenços, entre outros)).
3º Bimestre
- Jogos pré-desportivos
- Jogos de Raciocínio
- Jogos Cooperativos
- Jogos de Estafeta
4º Bimestre
- Esporte
- Iniciação ao atletismo
- Iniciação do handebol
- Brincadeiras Populares
- Conhecimentos sobre o corpo: benefícios da atividade física
Ensino Fundamental II
OBJETIVOS GERAIS
· Participar de Atividades corporais, estabelecendo relações equilibradas e construtivas com os outros, reconhecendo e respeitando características físicas e de desempenho de si próprio de dos outros, sem descriminar por características pessoais, físicas, sexuais ou sociais;
· Adotar atitudes de respeito mútuo, dignidade e solidariedade em situações lúdicas e esportivas. Valorizar, Conhecer e respeitar a manifestação da cultura corporal das diferentes culturas, transformando em recurso para a interação entre indivíduos de diferentes grupos sociais.
· Reconhecer-se como elemento integrante do ambiente, adotando ábitos saudáveis de higiene, alimentação e atividades corporais, relacionando-os com os efeitos sobre a própria saúde e de manutenção e melhoria da saúde coletiva.
CONTEÚDOS
Conhecimento sobre o corpo:
· Anatomia (músculos e ossos)
· Fisiologia (durante a atividade): freqüência cardíaca, queima de calorias, perda de água e sais minerais.
· (longo prazo): melhora da condição cárdio-respiratória, aumento da massa muscular, da força, flexibilidade e diminuição do tecido adiposo.
· Hábitos posturais e atitudes corporais.
Esportes, Jogos, ginástica, dança e lutas:
· Esporte: práticas em que são adotadas regras de caráter oficial e competitivo, organizadas em federações regionais, nacionais e internacionais.
· Jogos: podem ter uma flexibilidade maior nas regulamentações, que são adaptados em função do espaço físico, nº de participantes, etc.
· Lutas: são disputas em que o oponente deve ser subjugado mediante técnicas e estratégias de desequilíbrio, contusão, imobilização ou exclusão de um determinado espaço na combinação de ações de ataque e defesa (cabo de guerra, braço de ferro, capoeira, judô e caratê).
· Dança: populares, moderna e contemporânea, folclóricas e típicas, identificar e conhecer o histórico e os movimentos sociais em foram inseridas.
· Ginásticas: São técnicas de trabalho corporal que assumem caráter individualizado com finalidades diversas (ex. preparação para outras modalidades, como relaxamento, manutenção e recuperação da saúde, ainda de forma recreativa, competitiva e de convívio social), podendo ser realizada com ou sem aparelhos, em recintos fechados, abertos, na água, etc.
Possibilidades:
· Jogos pré-desportivos: queimada, pique-bandeira, guerra das bolas, jogos pré-desportivos do futebol (gol a gol, controle, chute-em-gol-rebatida-drible, bobinho, dois toques);
· Jogos das populares: bocha, malha, taco, boliche;
· Brincadeiras: amarelinha, pular corda, elástico, bambolê, bolinha de gude, pião, pipas, lenço atrás, corre cutia, esconde-esconde, pega-pega, coelho-sai-da-toca, duro-ou-mole, agacha-agacha, mãe-da-rua, carrinhos de rolimã, cabo-de-guerra, etc.
· Atletismo: corridas de velocidade, de resistência, com obstáculos, de revezamento; saltos em distância, am altura, triplo, com varas; arremessos de peso, de martelo, de dardo e de disco;
· Esportes coletivos: futebol de campo, futsal, basquete, vôlei de praia, handebol, futvôlei, etc.
· Esportes com bastões e raquetes: beisebol, tênis de mesa, tênis de campo, pingue-pongue
· Esporte sobre rodas: hóquei, hóquei in-line, ciclismo;
· Lutas: judô, capoeira, caratê;
· Ginásticas: de manutenção de saúde (aeróbica e musculação); de preparação e aperfeiçoamento para a dança; de preparação e aperfeiçoamento para os esportes, jogos e lutas; olímpica e rítmica desportiva.
· Dança: (Atividades rítmicas e expressivas): Manifestações da cultura corporal (danças e brincadeiras cantadas). Os conteúdos deste bloco são amplos e diversificados. Danças brasileiras: samba, baião, valsa, quadrilha, afoxé, catira, bumba-meu-boi, maracatu, xaxado, etc. Danças urbanas: rap, funk, break, pagode, danças de salão;Danças eruditas: clássicas, modernas, contemporâneas, jazz, etc.;Danças e coreografias associadas a manifestações musicais: blocos de afoxé, olodum, timbalada, trios elétricos, escolas de samba;Lengalengas;Brincadeiras de roda, cirandas; Escravos de jô.
Organização dos conteúdos esportivos:
Atividades de aprendizagem coletiva:
- Jogos com os fundamentos do ataque
- Jogos com os fundamentos de defesa
- Fundamentos da coreografia
Atividades de Aprofundamentos da Aprendizagem coletiva:
- Jogos com o aprofundamento dos fundamentos do ataque
- Jogos com o aprofundamento dos fundamentos de defesa
- Aprofundamento da coreografia
Atividades de fundamentos da Aprendizagem Individual:
- Exercícios de fundamentos do esporte
- Exercícios de fundamentos da ginástica
- Exercícios de fundamentos da dança
Atividades de Aprofundamentos da aprendizagem individual:
- Exercícios de aprofundamento do esporte
- Exercícios de aprofundamento da ginástica
- Exercícios de aprofundamento da dança
Objetivos:
· Participar de atividades de natureza relacional, reconhecendo e respeitando suas características físicas e de desempenho motor, bem como a de seus colegas, sem discriminar por características pessoais, físicas, sexuais ou sociais. Apropriar-se de processos de aperfeiçoamento das capacidades físicas, das habilidades motoras próprias das situações relacionais, aplicando-os com discernimento em situações-problema que surjam no cotidiano;
· Adotar atitudes de respeito mútuo, dignidade e solidariedade na prática dos jogos, lutas e dos esportes, buscando encaminhar os conflitos de forma não-violenta, pelo diálogo, e prescindindo da figura do árbitro. Saber diferenciar os contextos amador, recreativo, escolar e o profissional, reconhecendo e evitando o caráter excessivamente competitivo em quaisquer desses contextos;
· Conhecer, valorizar, apreciar e desfrutar de algumas das diferentes manifestações da cultura corporal, adotando uma postura despojada de preconceitos ou discriminações por razões sociais, sexuais ou culturais. Reconhecer e valorizar as diferenças de desempenho, linguagem e expressividade decorrentes, inclusive, dessas mesmas diferenças culturais, sexuais e sociais. Relacionar a diversidade de manifestações da cultura corporal de seu ambiente e de outros, com o contexto em que são produzidas e valorizadas;
· Aprofundar-se no conhecimento dos limites e das possibilidades do próprio corpo de forma a poder controlar algumas de suas posturas e atividades corporais com autonomia e a valorizá-las como recurso para melhoria de suas aptidões físicas. Aprofundar as noções conceituais de esforço, intensidade e freqüência por meio do planejamento e sistematização de suas práticas corporais. Buscar informações para seu aprofundamento teórico de forma a construir e adaptar alguns sistemas de melhoria de sua aptidão física;
· Organizar e praticar atividades corporais, valorizando-as como para usufruto do tempo disponível, bem como ter a capacidade de alterar ou interferir nas regras convencionais, com o intuito de torná-las mais adequada ao momento do grupo, favorecendo a inclusão dos praticantes. Analisar, compreender e manipular os elementos que compõem as regras como instrumentos de criação e transformação;
· Analisar alguns dos padrões de beleza, saúde e desempenho presentes no cotidiano, e compreender sua inserção no contexto sociocultural em que são produzidos, despertando para o senso crítico e relacionando-os com as práticas da cultura corporal de movimento;
· Conhecer, organizar, interferir no espaço de forma autônoma, bem como reivindicar locais adequados para promoção de atividades corporais e de lazer, reconhecendo-as como uma necessidade do ser humano e um direito do cidadão, em busca de uma melhor qualidade de vida.
Ensino Fundamental 5ª série
1º Bimestre
1. Atletismo
- Elementos históricos
- Fundamentos
- Corridas: Ensino postural na corrida, saída baixa, corrida de velocidade, corrida aeróbica (aumento progressivo).
- Saltos: iniciação ao salto em distância
- Arremessos de peso, parado e em deslocamento (com material alternativo).
2. Ginástica
- Elementos históricos da Educação Física: Pré-História, Grécia, Roma
- Ginástica Olímpica
- Solo: Estrela, rondante, rolamentos, paradas (combinação de elementos)
- Utilização dos aparelhos: Plinto (saltos), Trampolim (impulsão), Barra (balanços), Trave (equilíbrios, rolamentos, estrela)
3 . Eixo temático: ética e cidadania nos esporte.
2º Bimestre
1.Dança
· Dança (ritmos, construção e execução)
· Origens da dança
· Classificação da dança
· Aspectos culturais da dança
· As etnias e suas danças
2. handebol (história, iniciação ás regras, e fundamentos):
· Drible: parado e em deslocamento.
· Passe e recepção: ombro direito, ombro quicado e diferentes distâncias.
· Arremesso: parado e em suspensão.
· Defesa: individual( ½ quadra)
· Ataque: individual
· Regras: 2 dribles, invasão na área do goleiro,cobrança de lateral e conhecimento da quadra e posicionamento.
3. Eixo Temático: Meio ambiente.
3º Bimestre
1. Voleibol
· história, iniciação ás regras e fundamentos
· Saque:por baixo.
· Manchete: parada.
· Toque: parado.
· Cortada: golpeio da mão na bola
· Mini voleibol: 2x2, 3x3.
· Regras: Conhecimento da quadra e posicionamento, Posicionamento e rodízio,número de toques, invasão no saque, movimentos que caracterizam condução da bola.
2. Futsal( história, iniciação ás regras e fundamentos)
· Condução da bola:parte interna e externa do pé e condução simples alternando os pés.
· Domínio com a sola do pé e com a coxa.
· Passes: parte interna e de sola.
· Chute: parte interna do pé e bico.
· Marcação individual
· Regras: noções da quadra e posicionamento, saída de bola, cobrança de tiro de meta, lateral e escanteio.
3. Eixo temático: saúde e qualidade de vida
· Importância da Educação Física (aspectos gerais e a importância do movimento)
· Benefícios da Atividade Física
· Higiene e Hábitos Alimentares
4º Bimestre
1. Basquetebol (história, iniciação ás regras, e fundamentos):
· Passes e recepção: de peito, quicado e por cima da cabeça.
· Recepção e dribles: parado e em deslocamento
· Bandeja: só a parada, do lado direito e do lado esquerdo.
· Arremesso parado: execução do movimento correto e parado.
· Marcação individual( ½ quadra)
· Regras: tipos de infração (andar com a bola, dois dribles, conhecimento da quadra e posicionamento.
2. Lutas
· Princípios gerais das lutas
· Aspectos culturais das lutas
· Tipos de lutas.
4. Jogos Indígenas
5. Eixo temático: pluralidade cultural
Ensino Fundamental 6ª série
1º Bimestre
1. Ginástica: aeróbia e anaeróbia.
· Elementos Históricos da Educação Física
· Ginásticas Olímpicas: Rítmica e Artística
· Ginástica Acrobática
· Ginásticas Terapêuticas
· Ginástica Estética
2. Atletismo (Regras e fundamentos):
· Corrida aeróbica - 9 minutos.
· Saída baixa com tacos.
· Corrida de velocidade.
· Salto em distância
· Arremesso de peso parado com medicinibol de 1kg.
- Salto em altura.
3. Eixo temático: Ética e cidadania no esporte.
- Combate a violência, respeito a diversidade.
2º Bimestre
1. Danças:
· Regionais e típicas
· Folclóricas
· Criativa
· Construção coreográfica
2. Handebol:
· Drible: em deslocamento; com e sem defesa.
· Passe e recepção: ombro; em suspensão; diferentes distâncias.
· Arremesso: de apoio; 3 passos com suspensão.
· Defesa: 6x0
· Ataque: 6x0
· Regras: posicionamento para as falta; 7 metros ; saída de bola; conhecimento da quadra e posicionamento.
3. Eixo Temático: meio ambiente
- Atividade física e meio ambiente
3º Bimestre
1. Voleiboll:
· Saque: por baixo.
· Manchete: com recepção; com deslocamento.
· Toque: com recepção; com deslocamento.
· Cortada: golpeio da mão com salto.
· Defesa: manchete e deslocamentos.
· Minivoleibol 4x4.
· Sistema de jogo 6x0
· Regras: conhecimento da quadra e posicionamento; rodízio do sistema 6x0; toques na rede e invasões.
2. Futsal:
· Condução da bola: parte interna e externa do pé.
· Domínio da bola.
· Passes: por elevação; pela parte externa do pé.
· Chute: com o peito do pé; voleio.
· Marcação: individual.
· Sistema de jogo:2x2
· Regras: Conhecimento da quadra e posicionamento; recuo para o goleiro; regras dos 4 segundos; participação do goleiro; tipos de faltas e sinalizações.
3. Eixo Temático: saúde e qualidade de vida
- Benefício da atividade física regular para a saúde e conseqüências do sedentarismo.
- Vícios posturais
4º Bimestre
- Basquetebol:
· Drible: alto; medo; baixo; de velocidade.
· Bandeja: com drible; após um passe.
· Arremesso: com e sem tabela; lance livre; posicionamento no garrafão.
· Finta: finta um passe e sai driblando.
· Marcação: individual quadra toda.
· Regras: tipos de faltas e sinalizações; conhecimento da quadra e posicionamento.
- Lutas
- Princípios gerais das lutas
- Aspectos culturais das lutas
- Tipos de lutas.
- Jogos indígenas.
- Eixo Temático: Pluralidade Cultural
· Bullyng
· Preconceito
· Atividade física das etnias
Ensino Fundamental 7ª série
1º Bimestre
1. Ginástica:
· Artística: Eqilíbrio ( banco sueco ou materiais alternativos); força e flexibilidade( membros superiores e inferiores, abdominal estática; elementos básicos acrobáticos ( rolamento grupado e afastado para frente; “ estrelinha”, parada de mão; Seqüência de movimentos ginásticos e acrobáticos. Salto aviãozinho “ cavalinho”; tesoura, etc.
· Rítmica: Passos (unipasso, passo de ginasta, eleve, deslize, cruzado, de valsa); Giros: cruzado á frente direita-esquerda; cruzado á trás direita-esquerda; apoio em um único pé; com altitude. Saltos: tesoura; grupado; enjambée e outros; Saltito: skip; galope; chasset frontal e lateral. Seqüência de movimentos com ou sem aparelhos: corda, arco, bola e massas.
· OBS: os movimentos de GR podem estar presentes nas seqüências de movimentos da GA.
2. Atletismo (Regras e fundamentos):
· Corrida aeróbica - 12 minutos.
· Saída alta, revesamento e passagem de bastão.
· Salto em distância: noções do estilo tesoura (pedalada)
· Arremesso de peso com medicinibol com giro.
· Salto em altura (rolo ventral).
3. Eixo Temático: Ética e cidadania.
- Violência: combate a violência, respeito a diversida
2º Bimestre
1. Handebol:
· Refinamento das destrezas motoras básicas: passes posicionamentos e dribles.
· Arremesso: com apoio e com giro.
· Finta: com mudança de direção.
· Defesa: 6x0
· Ataque: 5x1
· Contra ataque simples.
· Regras: tipos de faltas e sinalizações.
2. Danças:
- Populares (brega, forró, axé, funk, pip rop, street dance, dance, tecno, mélody, break, etc, considerando a origem e o movimento social de quando e onde ela originou).
- Danças como referencia cultural
3. Eixo Temático: Meio Ambiente
3º Bimestre
1. Voleibol:
· Saque: por cima.
· Recepção para a posição 3.
· Levantamento: entrada e saída da rede; toque específico do levantador.
· Cortada: passada, salto e movimento completo.
· Bloqueio: individual (posição do corpo, iniciação)
· Toque: com recepção; com deslocamento.
· Cortada: golpeio da mão com salto.
· Defesa: toque e manchete com deslocamento.
· Sistema de jogo 6x0 e 3x3.
· Regras: rodízio no sistema 6x0 e 3x3. Troca de posições nos rodízios; tempo para sacar( 8s); invasão da linha no ataque( linha 3m)
2. Futsal:
· Refinamento das destrezas motoras básicas: condução da bola, domínio, passe e chute.
· Marcação: por zona.
· Sistema de jogo: 3x1
· Regras: revisão das faltas e sinalizações; penalidades e substituição de jogador.
3. Eixo Temático: saúde e qualidade de vida
- Corporeidade: Estética corporal e auto-estima.
- Qualidade de vida: Doenças degenerativas, diabetes, hipertensão, coronarianas, etc
- Efeito das drogas sobre o rendimento físico.
4º Bimestre
1. Basquetebol:
· Refinamento das destrezas motoras básicas: passes, dribles, arremessos e bandeja.
· Arremesso: tipo jump.
· Rebote.
· Marcação: por zona 2x1x2.
· Ataque: movimentação contra zona.
· Finta: finta um passe e arremessa.
· Regras: revisão das infrações e faltas com as suas penalidades..
2. Lutas:
- Princípios gerais das lutas
- Aspectos culturais das lutas
- Tipos de lutas.
3. Jogos Indígenas
4. Eixo Temático: Pluralidade Cultural
Ensino Fundamental 8ª série
1º Bimestre
1. Ginástica:
· Escolar: execução correta dos movimentos a caráter informativo.
· Conhecimento sobre ginástica comercial.
- Ginástica Aeróbica / Localizada
- Capacidades Físicas
2. Atletismo (Regras e fundamentos):
· Corrida aeróbica - 12 minutos.
· Corrida com barreira.
· Salto triplo.
· Lançamento de dardo.
· Lançamento de disco.
· Salto em altura dorsal.
· Arremesso de peso.
3. Eixo Temático: Ética Cidadania.
- Organização de eventos esportivos escolares.
- Preconceito.
2º Bimestre
1. Handebol:
· Refinamento das destrezas motoras básicas: passes, dribles, arremessos e finta.
· Arremesso: com apoio e com giro.
· Finta: com giro.
· Arremesso: 7 passos; sobre passo( passo cruzado).
· Defesa: 5x1
· Ataque: 4x2
· Contra ataque sustentado.
· Regras: jogo com regra oficial.
2. Dança
- Dança: moderna e contemporânea.
- Realização de Mostras Rítmicas e Danças
- Criação de Coreografia
- Dança Teatral
3. Eixo Temático: Meio ambiente.
3º Bimestre
1. Voleibol:
· Saque: por cima (quadra toda).
· Recepção para a posição 2 e 3.
· Levantamento: em reversão.
· Cortada: direcionamento para a paralela e a diagonal.
· Bloqueio: duplo e individual
· Toque: com recepção; com deslocamento.
· Cortada: golpeio da mão com salto.
· Defesa: “peixinho”.
· Sistema de jogo 4x2.
· Jogo com regras oficiais.
2. Futsal:
· Refinamento das destrezas motoras básicas: condução da bola, domínio, passe e chute.
· Marcação: mista.
· Sistema de jogo: 3x1
· Jogo com regras oficiais.
3. Jogos Indígenas
4. Eixo Temático: Saúde e qualidade de vida.
· Distúrbios de imagem (vigorexia, corpo ideal x corpo real, anorexia, bulimia)
4º Bimestre
1. Basquetebol:
· Refinamento das destrezas motoras básicas: passes, dribles, arremessos, fintas e bandeja.
· Arremesso: 3 pontos.
· Marcação: por zona 3x2 e por cobertura.
· Ataque: movimentação contra zona.
· Finta: finta com giro e bandeja.
· Finta: finta com giro e bandeja.
2. Lutas:
- Princípios gerais das lutas
- Aspectos culturais das lutas
- Tipos de lutas.
3. Jogos Indígenas
4. Eixo Temático: Pluralidade Cultural
- Violência: combate a violência, respeito a diversidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário